GPS Brasília comscore

Agendão GPS: eventos culturais prometem movimentar a cidade

Agenda cultural para o ínicio de janeiro oferece eventos que irão encantar os brasilienses
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

Compartilhe:

O mês de janeiro está repleto de eventos culturais que prometem encantar os brasilienses. Confira as principais atrações que a capital federal reserva para os próximos dias.

1 – Exposição ‘Brasília nos Olhos da Artista Irlandesa’ de Fiona Murphy

Após mais de uma década vivendo na capital, a artista Fiona Murphy presenteia Brasília com uma exposição que reflete sua paixão pela arquitetura única da cidade. Intitulada “Brasília nos Olhos da Artista Irlandesa”, a mostra conta com vinte obras distribuídas em três temáticas. Não perca a chance de explorar a visão única de Fiona sobre Brasília!

Local: Golden Tulip Brasília Alvorada
Data: Até 10 de janeiro

‘Brasília nos Olhos da Artista Irlandesa’, de Fiona Murphy

2 – Complexo Cultural do Choro

O Complexo Cultural do Choro inicia o ano de 2024 com uma programação envolvente que celebra a música, a dança e a cultura brasileira. Destaque para o ‘Piquenique Chorão’ no próximo domingo, 7, às 16h, que sediará uma imperdível oficina de dança chamada ‘Ritmos Brasileiros’. A atividade, liderada pela talentosa Bella Rocha e pela multi-artista Mayara Paiva, é especialmente dedicada a crianças e adolescentes.

Local: Complexo Cultural do Choro
Data: Domingo, 7 de janeiro, às 16h

3 – Lançamento do Fotolivro ‘O Quadrilátero’ por André Vilaron

Nesta sexta-feira, 5, o renomado fotógrafo André Vilaron apresenta ao público seu mais recente projeto, o fotolivro ‘O Quadrilátero’. Com aproximadamente 115 imagens, Vilaron constrói uma vibrante homenagem visual ao Distrito Federal e à capital brasileira. Explore a narrativa única que destaca as diversas histórias que permeiam as vivências e memórias da região.

Local: Galeria Olho de Águia – Ed. Praiamar, Taguatinga Norte
Data: Sexta-feira, 5 de janeiro

André Vilaron

4 – Obra Inédita de Hélio Oiticica nos Jardins do CCBB

Até o dia 31 deste mês, os jardins do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) abrigam uma obra inédita do artista Hélio Oiticica. Com planos de cor luminosos, a instalação forma ambientes para serem percorridos e experienciados pelos visitantes. Explore essa fusão de pintura e materiais como concreto, granitina, vidro e alvenaria, em uma experiência única nos jardins do CCBB.

Local: Jardins do CCBB
Data: Até 31 de janeiro

5- Primeira cine semana do ano no Cine Brasília

A primeira cine semana de janeiro conta com duas estreias: o drama francês ‘DogMan’, de Luc Besson, e a animação ucraniana ‘Mavka: Aventura na Floresta’, de Oleh Malamuzh e Oleksandra Ruban. 

Selecionado para o Festival do Rio e o Festival de Veneza no ano passado, ‘DogMan’ é precedido no Cine Brasília pelo curta-metragem da semana, o documentário experimental ‘Estrela da Tarde’, dirigido e roteirizado por Francisco Rio.

Ainda no Cine Brasília, a mostra ‘Radar Oscar 2024’ segue exibindo as apostas para a grande premiação estadunidense. Nesta semana o público pode assistir à ficção sobre um acidente aéreo nos Andes de 1972, ‘A Sociedade da Neve’, do cineasta espanhol Juan Antonio Bayona; o musical dirigido e protagonizado por Bradley Cooper, ‘O Maestro’; a nova produção de Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio sobre misteriosos assassinatos na tribo indígena de Osage, ‘Assassinos da Lua das Flores’; ou o suspense neo-noir de David Fincher com Sophie Charlotte no elenco, ‘O Assassino’.

Programação do fim de semana: 

SÁBADO, 06/01

10h00 — Mavka: Aventura na Floresta

14h00 — Radar Oscar 2024 – Oppenheimer

17h20 — Propriedade

19h20 — Estrela da Tarde (curta da semana) + DogMan

DOMINGO, 07/01/2024

10h00 — Mavka: Aventura na Floresta

14h00 — Propriedade 

16h25 — Radar Oscar 2024 – Barbie

18h40 — Radar Oscar 2024 – Retratos Fantasmas 

20h30 — Estrela da Tarde (curta da semana) + DogMan