GPS Brasília comscore

Aeroporto de Guarulhos: 127 afegãos aguardam acolhimento

A situação do Afeganistão, que enfrenta o radicalismo do Talibã, fez com que milhares de pessoas optassem pela imigração. É o caso de 127 afegãos que chegam ao Brasil neste ano, e aguardam no **Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU)**, em São Paulo, para serem acolhidos com seus respectivos diplomas e vistos em mãos.

São todos profissionais de alta escolaridade que, por não receberem o suporte e oportunidades necessárias, acabam acampando no aeroporto. Essas pessoas receberam diversos mantimentos, além de terem sido devidamente vacinadas.

![Famílias vindas do Afeganistão (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_d6dbc13ce8.jpeg)

**Entenda**
O governo brasileiro publicou no ano passado, no Diário Oficial da União (DOU), [a portaria interministerial de n.170](https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=08/09/2021&jornal=515&pagina=146&totalArquivos=173), que autoriza o visto temporário e residência dos imigrantes afegãos por razões humanitárias.

Segundo dados fornecidos pela **Delegacia da Polícia Federal do GRU**, mais de 600 pessoas nesta situação imigraram só em setembro. E, de acordo com a **prefeitura de Guarulhos*, 47 afegãos foram encaminhados para **abrigos em Morungaba**, na região metropolitana de Campinas.

>“O governo federal, que emitiu os vistos humanitários, precisa, conforme determina a lei, coordenar os trabalhos com os demais entes federativos de modo a evitar situações tão graves como a atual onde, nesse momento, crianças e bebês afegãos estão em situação de total vulnerabilidade no saguão do aeroporto. Isso é inadmissível”, afirmou o procurador da República Guilherme Rocha Göpfert.

A lei nº 13.684/2018 estabelece que os três entes federativos são obrigados a adotar medidas que protejam os direitos básicos dessas pessoas (que incluem proteção social, atenção à saúde e qualificação profissional), de acordo com o Ministério Público Federal (MPF).

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.