GPS Brasília comscore

Aeroporto de Brasília ocupa 4° lugar no ranking dos melhores do mundo

No Brasil, outros três aeroportos também fazem parte da lista
Aeroporto de Brasília
Aeroporto de Brasília | Foto: Agência Brasília

Compartilhe:

O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek é o quarto melhor em um ranking de 194 terminais do mundo em 2023 realizado pela AirHelp, startup que atua em defensa dos direitos dos passageiros aéreos internacionalmente. Ao todo, votaram 16 mil usuários de 58 países e mais três brasileiros fazem parte da lista. São eles: os aeroportos internacionais de Belém; Belo Horizonte; e dos Guararapes/Gilberto Freyre, em Recife.

Entre os critérios analisados para obtenção da nota estavam opinião dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos (atendimento, limpeza, tempo de espera e acessibilidade), pontualidade dos voos e qualidade das lojas e restaurantes.

No caso do aeroporto da capital federal, segundo informações do próprio site do terminal, ele é único do país a ter conquistado 13 títulos como o Melhor Aeroporto do País entre os aeroportos que movimentam mais de 15 milhões de passageiros por ano na Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada trimestralmente pelo Ministério da Infraestrutura.

A Sala VIP doméstica do Aeroporto de Brasília também recebeu o título de Melhor Sala VIP da América Latina e Caribe (2015) e Altamente Recomendada da América Latina (2016) pela Priority Pass. Entre as lojas nacionais e internacionais onde os usuários podem fazer compras estão perfumarias, drogarias, lojas de vestuário, diversos restaurantes, entre outros empreendimentos.

Além disso, o aeroporto de Brasília é reconhecido pelo prêmio Aeródromos Sustentáveis da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) pelas práticas de sustentabilidade. Assim, possui os selos de Aeródromo Sustentável nível avançado (2019) e “Primeira Classe” (2021). Ele também já era considerado o terminal mais pontual do Brasil, segundo a OAG, empresa especializada em aviação.

Outro reconhecimento que o aeroporto brasiliense possui  é o oitavo lugar de Melhor Aeroporto da América do Sul e um dos 10 mais limpos da América do Sul no prêmio World Airport Awards 2021 – The Passengers Choice Awards, realizado anualmente pela empresa britânica de consultoria em aviação, Skytrax.

O terminal da capital do país possui 120 mil m², 12 esteiras para restituição de bagagem, duas pistas paralelas, e mais 300 mil m² de pátio para as aeronaves.