O Aeroporto de Brasília alcançou a segunda posição no ranking mundial de pontualidade entre aeroportos de médio porte em 2024. O levantamento foi realizado pela Cirium, empresa especializada em dados e análises da aviação, que considerou voos que partiram até 15 minutos do horário programado.
Com um índice de 88,19% de voos pontuais ao longo do ano, o terminal da capital também liderou entre os aeroportos brasileiros em todas as categorias. No período, mais de 106 mil voos partiram no horário previsto, consolidando o Aeroporto de Brasília como referência em eficiência operacional.
O superintendente de operações da Inframerica, Josmário Brito, atribuiu o bom desempenho ao trabalho integrado entre diferentes equipes e órgãos que atuam no terminal.
“Brasília conta com uma infraestrutura ímpar, com duas pistas que realizam operações simultâneas. Realizamos também um trabalho importante e muito bem coordenado nas saídas das posições de estacionamento de aeronaves. Todos os procedimentos operacionais do nosso aeroporto são feitos de forma muito colaborativa entre todas as equipes. Times de solo, torre de controle, fiscais de pátio, companhias aéreas, operadores do Centro de Operações e órgãos públicos, todos trabalham juntos e com um só objetivo: manter o padrão de segurança e a pontualidade dos voos”, explicou.
Ver essa foto no Instagram
Pontualidade
Brito também destacou a relevância da pontualidade para a organização da malha aérea nacional. “Fazer com que os voos saiam no horário garante uma malha integrada, evitando atrasos em cascata em outros aeroportos”, afirmou.
O Aeroporto de Brasília, administrado pela Inframerica, é o terceiro terminal mais movimentado do país e um dos principais hubs de conexão de voos no Brasil.
Em 2023, o terminal já havia se destacado ao ocupar a quarta posição mundial em pontualidade entre aeroportos que movimentam entre 10 e 15 milhões de passageiros por ano. A evolução em 2024 reforça a posição estratégica do Aeroporto de Brasília no setor da aviação.