GPS Brasília comscore

Aerofobia: psicóloga lista dicas para lidar com o medo de avião

O receio de viajar de avião pode gerar sintomas físicos, emocionais e comportamentais

Viajar pode ser motivo de muita animação, mas, para alguns, vem acompanhado de muita aflição. A aerofobia, nome dado ao medo intenso e irracional de avião, pode se intensificar ainda mais com os diversos acidentes no Brasil e no mundo que vêm acontecendo recentemente.

A Universidade de Harvard divulgou um estudo mostrando que um em cada 1,2 milhão de voos pode sofrer um acidente, mas, apesar disso, 65% dos brasileiros convive com a fobia, segundo uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data. Esse medo gera ansiedade e, consequentemente, sintomas físicos, cognitivos e comportamentais, e que leva a crises de pânico e até a desistência de viagens mais longas. 

Em conversa com o GPS|Brasília, Luiza Monteiro, psicóloga clínica e especialista em ansiedade, explica que a aerofobia pode apresentar níveis. 

“ No caso do medo mais leve, geralmente se diz respeito a uma ansiedade mais controlável antes e durante o voo, mas que não traz nenhum tipo de prejuízo para a rotina. Tem também um nível moderado, que já tem sintomas mais intensos e que pode pedir por algumas estratégias, como o uso de medicação. No nível mais forte, a pessoa evite totalmente voos, já que ela sofre só de pensar na viagem”, explica Luiza. 

Para alguns indivíduos com esse quadro, a turbulência torna-se um gatilho, por apresentar sinal de perigo. “A aerofobia também pode se relacionar com questões mais específicas, como pela falta de controle, pela sensação de claustrofobia e até pelo medo de passar mal, de ter alguma crise de ansiedade ou alguma sensação muito ruim”, esclarece a psicóloga.

O ponto chave para lidar com essa condição é entender que trata-se de um medo intenso que provoca ansiedade. Então, no fim, é necessário aprender formas de lidar com a ansiedade em si. 

Luiza Monteiro separou algumas dicas de como viver com o medo de avião. Confira:

  • Procurar por mais conhecimento sobre a segurança do voo, entender que, apesar de ainda ter alguns acidentes, assim como também tem dentro do território terrestre, a aviação é um dos meios de transportes mais seguros hoje em dia;
  • Técnicas de respiração e relaxamento, com foco no momento presente. Isso faz com que a gente traga mais a nossa mente para o momento atual;
  • Ter distrações durante a viagem, como ouvir músicas, assistir a séries e filmes, ler um livro e, se possível, conversar com alguém;
  • Diminuir possíveis gatilhos. Se você percebe que quando consome café, por exemplo, fica mais ansioso, no dia do voo seria interessante consumir menos ou até não consumir.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Patologia chama a atenção após a divulgação do caso de …

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.