O advogado Paulo Maurício, conhecido como Poli, oficializou sua candidatura à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) nas eleições que ocorrerão em 17 de novembro. A chapa, que tem como lema “OAB para todos”, é apoiada pelo atual presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, e conta com a advogada e professora Roberta Queiroz como vice.
Pela primeira vez na história da instituição, a inscrição de uma chapa foi feita de forma totalmente online. O grupo, que terá o número 01 na votação, optou por registrar a candidatura de forma digital como forma de reforçar os avanços da atual gestão, que implementou o uso da tecnologia para oferecer serviços da Ordem, incluindo a eleição, de maneira online.
Desde 2021, os advogados podem votar remotamente, utilizando o celular. A chapa é composta por Lenda Tariana, que, se eleita, será a primeira mulher a presidir a Caixa de Assistência dos Advogados. Outros integrantes incluem Rafael Martins, como secretário-geral; Pedro Ivo Velloso, como secretário-geral adjunto; e Raquel Cândido, como diretora-tesoureira.
O atual presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, faz parte da chapa concorrendo como conselheiro federal, ao lado de ex-presidentes como Francisco Caputo e apoiadores de peso, como os ex-candidatos à presidência Paulo Roque e Renata Amaral. Renata, que obteve cerca de 3 mil votos na eleição de 2021, também concorre como conselheira federal.
Além dos apoios de ex-presidentes e ex-candidatos, Poli conta com o respaldo de representantes das 14 subseções da OAB-DF e de advogados como o criminalista Samer Agi. A chapa segue as regras de paridade de gênero e cotas para negros, práticas que já vinham sendo adotadas antes de sua formalização pela Ordem.
Poli destaca que sua campanha busca manter a OAB-DF independente de influências políticas, com o foco no fortalecimento da advocacia jovem e na defesa da democracia e dos direitos da sociedade.
“Nossa chapa é a união de diversos grupos com o compromisso de uma OAB independente, unida e cada vez mais atenta às necessidades da advocacia”, afirmou o candidato.