Um dos nomes lembrados para disputar o comando da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal (OAB-DF), o advogado Everardo Gueiros fez duras críticas à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que proibiu a comunicação entre advogados de bolsonaristas, classificando-a como arbitrária e uma violação das prerrogativas da advocacia.
“Proibir o diálogo entre advogados fere às prerrogativas da advocacia”, afirmou Gueiros em um vídeo compartilhado em suas redes sociais. Ele também criticou a atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por sua suposta omissão diante da decisão de Moraes.
Segundo Gueiros, a decisão de Moraes é “absurda”, pois infringiria regras processuais e restringiria o exercício profissional dos advogados. Ele responsabilizou a OAB, especialmente seus líderes nacionais e regionais, por não defendeemr adequadamente as prerrogativas da classe.
“Estão acabando com a nossa profissão, estão vilipendiando o direito de defesa das partes. Se o Judiciário quer investigar, que investigue, mas tolher o nosso exercício profissional não é possível”, ressaltou Gueiros.
Além disso, o advogado questionou a imparcialidade de Alexandre de Moraes, sugerindo que ele deveria se declarar impedido, já que suas decisões frequentemente o colocam como parte interessada no processo.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram