GPS Brasília comscore

Adriana Nasser: vinhos e espumantes rosés para o calorão

Pode ser um vinho jovem, um clarinho no estilo Provence ou espumante, o lance é aplacar a sede e amenizar o calor
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

Compartilhe:

Pelo visto essas altas temperaturas ainda vão durar um bom tempo. Para lidar com esse calorão sem abrir mão de um vinhozinho, a dica é abusar dos rosés. Afinal, dá pra servir gelado e aplacar a onda de calor.

Pode ser um espumante, um vinho jovem e fresco ou um clarinho, no estilo de Provence, sul da França, o grande lance é aplacar a sede e amenizar o calorão sem abrir mão da bebida.

Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

Se você também é fã de rosés, já salva essas dicas de rótulos que vale a pena ter em casa:

 

  • Vinho rosé bom e barato: Miolo Rosé Seleção. O Brasil vem produzindo bons rótulos de vinho nessa pegada: bom e barato e um deles é o Rosé Miolo Seleção, que tem um excelente custo x benefício e você encontra em supermercados. Feito com as uvas Cabernet Sauvignon e Tempranillo, o Miolo Seleção Rosé foi o primeiro vinho rosado elaborado pelo Grupo Miolo. Leve, jovem e fresco, é um bom rótulo para ter sempre em casa;
  • Outro vinho rosé para ter sempre na geladeira é o rosé da Pizzato, feito com uvas Merlot, é um vinho cheio de aromas e frescor e já ganhou vários prêmios;
     
     
  • Quem nunca tomou um Mateus Rosé que atire a primeira pedra! Com sua icônica, é o vinho português mais vendido e consumido do planeta e vende mais de duas garrafas a cada três segundos. Produzido com as uvas como Baga Tinta, Barroca e Touriga Franca, é um vinho fresco, aromático e muito fácil de beber e de harmonizar. Vai bem com petiscos, tábua de queijos e até mesmo uma massa com salmão;
  • E para fechar a lista não poderia faltar ele, o champagne! E já que estamos na onda dos rosados, a dica fica por conta do Brut Rosé da Taittinger, delicada e elegante, é simplesmente delicioso. Mas atenção! Esse daqui é pra quem estiver disposto a gastar um pouco mais e celebrar em altíssimo estilo.

 

Qual a temperatura ideal para servir os vinhos rosés?

O vinho rosé, assim como o branco, pode e deve ser refrigerado na hora de servir, que o ideal é entre 7 e 13 graus. Outra dica é manter um balde com gelo por perto para manter a bebida sempre fresca.

Ah, após aberto, o vinho pode durar até uma semana na geladeira, mas não esqueça de recolocar uma rolha ou tampa. Saúde!