Com o crescimento do consumo de vinhos aqui no Brasil, muitos restaurantes têm investido em “vinhos da casa”. Isso mesmo! São rótulos personalizados e, muitas vezes, criados com exclusividade para cada estabelecimento.
Dia desses, fui almoçar no restaurante japonês Gurumê, e vi que eles possuem dois rótulos exclusivos para a rede: um branco, o Gurumê Chardonnay, que foi elaborado em parceria com a vinícola Don Abel, localizada na cidade de Casca, na Serra Gaúcha, eles lançaram, que acompanha muito bem boa parte do menu do restaurante. E um tinto, o Gurumê Merlot, desenvolvido por Adolfo Lona, um dos mais prestigiados enólogos do país e conhecido por produzir vinhos descomplicados.
As criações exclusivas estão disponíveis em garrafa ou em taça de 180 ml e também podem ser adquiridos no delivery.
O chef queridinho da cidade, Marcelo Petrarca, também tem produtos com o sobrenome da família. São dois tipos de espumantes, um Brut e um rosé, produzidos pela vinícola Don Giovanni, da região de Pinto Bandeira – RS. Ambos acompanham bem os pratos e entradinhas, tanto do Lago, quanto do Bloco C.
Quem também tem um rótulo para chamar de seu é o Coco Bambu. Um espumante Natural Brut método clássico elaborado pela Casa Valduga para o grupo que tem 60% de Chardonnay e 40% de Pinot Noir. A marca também possui dois vinhos produzidos em conjunto com o enólogo Luiz Duarte, vinícola de mesmo nome, localizada na região do Alentejo em Portugal.
O Vasto, restaurante que faz parte do grupo Coco Bambu, também tem quatro rótulos próprios de vinhos. Produzidos na região de Abruzzo, na Itália, são eles: Vasto Bianco, Vasto Rosato, Vasto Rosso e Vasto Montepulciano D’Abruzzo.
Mas, aqui em Brasília, o pioneiro nessa “onda” foi o Villa Tevere que, em 2017, quando completou 18 anos, lançou a linha de espumantes e vinhos elaborada em parceria com a Don Guerino, vinícola localizada no município de Alto Feliz, na Serra Gaúcha.
São cinco rótulos que passam a compor a carta da casa, dois espumantes, um Brut Rosé e um Brut Chardonnay e três vinhos, um Rosé Malbec, um Reserva Cabernet Sauvignon e o Vintage Malbec.
Até a rede de restaurantes Abbraccio tem seu próprio rótulo de vinho, um Primitivo IGP produzido no Sul da Itália, na região da Puglia, uma importante área de produção da bebida no país.
Agora, é correr atrás de uma dessas garrafas para provar e postar. Em tempos de Instas e Tik Toks bombados, esses clicks podem gerar muitos likes. Saúde!