Vamos de resumo do mundo dos vinhos? Veja abaixo o que movimentou o cenário nos últimos dias.
Aurora lança vinho Laranja

Foto: Divulgação
A vinícola Aurora apresenta ao mercado o Aurora Laranja, um rótulo exclusivo e de produção limitada que resgata uma das formas mais antigas de elaboração de vinhos no mundo. O lançamento será na próxima segunda-feira (22) e estará disponível exclusivamente no e-commerce e lojas próprias da Aurora, com preço médio de R$ 120.
O vinho laranja, também chamado tecnicamente de “vinho branco macerado”, é produzido a partir de uvas brancas que fermentam junto com as cascas, semelhante à elaboração de vinhos tintos. Essa técnica confere ao vinho maior intensidade de cor, aromas complexos e estrutura destacada.
O Aurora Laranja foi elaborado com a variedade Viognier da safra 2024 e macerou por seis meses.
Garziera 100 Safras

Foto: Divulgação
A Garziera, do grupo Verano Brasil, celebrou um marco para o Vale do São Francisco: a colheita do vinhedo mais antigo em produção na região e que será transformado em um vinho premium, o Garziera 100 Safras.
O vinho que terá unidades limitadas, é de videiras de Cabernet Sauvignon plantadas em 1983, que com duas colheitas e meia ao ano, e já atingiram 100 safras. Além de serem as vinhas mais velhas do Vale, são as segundas em produção mais antigas do país.
Com lançamento previsto para 2027 e ainda sem valor definido, Garziera 100 Safras terá uma produção limitada de cerca de 1 a 1,2 mil garrafas.
Miolo Wine Group apresenta a Bodega Renacer

Foto: Divulgação
A Miolo Wine Group participa da ProWine São Paulo 2025 e aproveita a feira para apresentar oficialmente a Bodega Renacer, adquirida no final do ano passado e localizada em Luján de Cuyo, em Mendoza. Essa é a primeira unidade internacional da marca.
Outra novidade que será apresentada na feira é a linha Miolo Giuseppe, que chega com uma roupagem mais moderna e ganha um novo rótulo: o Sémillon da Campanha Gaúcha.
A coleção, que homenageia o patriarca da família, Giuseppe Miolo, e celebra as origens italianas da Família Miolo, chega traduzindo sofisticação e identidade em cada garrafa, mantendo o Miolo Giuseppe Merlot/Cabernet Sauvignon e o Miolo Giuseppe Chardonnay, ambos com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV).
85 anos da Basso

Foto: Divulgação
A Vinícola Basso comemora 85 anos de história e para celebrar essa trajetória e intensificar sua presença no mercado estará na ProWine em São Paulo apresentando vinhos de países que são referência na produção vinícola, como Finca Rivadavia, da região de Mendoza, Argentina, Toro de Piedra, do Chile, e o grande lançamento na ProWine 2025: a entrada no portfólio da Porta da Ravessa, DOC Alentejo da Adega de Redondo, Portugal.
Atualmente, a Basso conta com mais de 170 rótulos de diferentes países. No Brasil, possui uma área construída de 10 mil metros quadrados com vinhedos próprios para a produção de vinhos especiais e o produto do trabalho agrícola de mais de 200 famílias que somam cerca de 800 hectares de uvas plantadas e 13 milhões de quilos de uvas processadas. Para os vinhos tintos Reserva e
Gran Reserva, são selecionadas uvas da Campanha Gaúcha.
Torcello lança Pinot Noir assinado por Rogério Carlos Valduga

Foto: Divulgação
Com um trabalho focado em pequenos lotes, safra selecionada e edição limitadíssima, a vinícola boutique Torcello desenvolveu um projeto especial, que acaba de chegar ao mercado: o novo Torcello Pinot Noir 2023.
Elaborado na região gaúcha do Vale dos Vinhedos, o rótulo teu uma tiragem de apenas 2.800 garrafas numeradas, elaboradas de
forma artesanal e controlada.
A história da Torcello começa com a chegada do primeiro imigrante italiano da Família Valduga ao Brasil, Marco Valduga, em 1875. Com ele, outros imigrantes desbravaram matas virgens e construíram o que hoje conhecemos como Vale dos Vinhedos.
O Torcello Pinot Noir 2023 está à venda no site. Preço: R$ 225,00.