GPS Brasília comscore

Adriana Nasser: Que tal aproveitar para conhecer três bares de vinho em Sampa?

Brasilienses em peso estão em São Paulo para a maior feira de vinhos das Américas, que começa nesta terça-feira (1)
Bar Vinho Boteco

Compartilhe:

Se você faz parte dos brasilienses que estão em Sampa, que tal aproveitar a viagem para conhecer três novos locais dedicados ao vinho? Dois em Pinheiros e um em Santa Cecília.

São Paulo não para e, a cada momento, inaugura um novo Wine bar. Selecionei três que visitei e recomendo:

O primeiro deles é o Saída de Emergência. Localizado na rua dos Pinheiros, ele fica no andar superior do restaurante Incêndio, uma casa de grelhados bem conhecida. À frente está o restaurater Guilherme Mora, que comanda também um bar e dois restaurantes.

Com uma carta pra lá de variada, a casa conta com mais de 200 rótulos de vinhos especiais, raros e naturais, de 12 países diferentes, vendidos em taça ou garrafa. A dose é de 140 ml de vinho servido em um pequeno decanter – o que dá até pra dividir em duas taças de degustação.

A proposta é bem legal! Um lugar democrático que atende, tanto quem quer tomar apenas uma taça, quanto quem gosta de vinhos clássicos, raros e naturais. “Gosto de garimpar, encontrar coisas diferentes para apresentar pra quem vem aqui”, explica Guilherme, que acaba de incluir novos rótulos na carta.

Para acompanhar, um menu com ótimas opções que saem da mesma cozinha do Incêndio que conta com um Josper. Ou seja: aposte nas carnes e no hambúrguer, super saboroso.

Outra novidade, também na rua dos Pinheiros, bem na saída do metrô, é o Vinho no Boteco.

Da mesma proprietária do bistrô Chez Amis na Consolação e Campinas, Daniela Ferigato agora apostou num sonho antigo, um boteco de vinhos.

Com a filosofia de bons vinhos com valores acessíveis, a casa chega para democratizar o consumo da bebida. O lugar conta com ambiente despojado, tipo uma tasca, todo decorado com objetos garimpados, te fazem voltar no tempo.

São cerca de 80 rótulos, tanto em garrafa como taças de 150ml, além de petiscos deliciosos. Sugiro a porção de lula à dorê, bem sequinha e crocante, servida com maionese de páprica (comeria mil vezes) e a panceta com agrião, acompanhada de batatas ao murro, goiabada defumada e vinagrete. Tudo impecavelmente preparado.

Para adoçar, tem Cuca de banana com sorvete de creme e Pudim no copo americano.

E fechando a lista, tem também o Elevado Bar, instalado na rua mais badalada de Santa Cecília, a mesma da Cervejaria Central, Koya, Tabuleiro do Acarajé, Bagaceira entre outros.

Essa região, aliás, tem se mostrado um pequeno polo gastronômico com boas casas sem muita frescura, com gente nas ruas e calçadas.

O ambiente do Elevado é moderno com paredes de concreto, janelões e balcão, bem no estilo industrial e o lugar conta ainda com uma sala que tem uma mesa coletiva no segundo andar.

Por trás do negócio está Leandro Mattiuz, que trabalhou na importadora Decanter. Ele é quem garimpa os rótulos dos vinhos servidos em garrafas ou taça, esses mudam frequentemente, o que é uma boa para provar novidades.

Além das boas opções da carta, lá eles também servem drinkse uma ótima comida. Destaque para o homus de couve-flor servido com alho-poró tostado e tomatinhos e o trio de linguiças servido com coalhada.

Gostou das dicas? Agora é só escolher um deles ou fazer um tour pelos três e curtir!