O vinho e a arte vão invadir 30 cidades da Serra Gaúcha neste início de ano. O artista e diretor de marcas e P&D da Casa Perini, Pablo Perini, é um dos destaques da Pipa Parade, a maior exposição de arte ao ar livre da Serra Gaúcha, na qual cada artista recebeu um trio de barricas de vinho para pintar. Pablo Perini produziu sua obra para a exposição sob o título Saga da Uva, uma homenagem à jornada dos colonos da região.
A Casa Perini, localizada em Farroupilha (RS), é uma das apoiadoras do evento, que ocorrerá de 7 de janeiro a 7 de março. O Pipa Parade combina arte, cultura e a paixão pelo vinho, integrando as celebrações da Vindima 2025. Serão 30 pontos de exposição espalhados por dez cidades da região: Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Pinto Bandeira, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Monte Belo do Sul, Gramado, Canela e Flores da Cunha.
O tema da Pipa Parade deste ano é os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Realizado pela Wine Locals por meio do Ministério da Cultura e apresentado pelo Governo do Estado, o projeto busca criar uma rota cultural inédita que conecte a região das Hortênsias à região da Uva e Vinho, promovendo o enoturismo e fortalecendo as tradições locais.
Para Pablo, artista e diretor da marca, vinho e arte tem muito em comum pois ambos requerem a maestria de um autor para transformar matérias primas, sejam tintas ou tintos. “Dar margem a essa abstração de forma democrática em ambientes que conjugam vinho e arte enaltecendo nossas raízes é sem dúvida um trunfo e a Casa Perini fica lisonjeada em fazer parte deste projeto uma vez que já tem a arte em seu DNA.”