O vinho brasileiro mais uma vez demonstrou sua força no cenário internacional. Na edição 2025 do IWSC – International Wine & Spirit Competition, em Londres, 38 rótulos brasileiros foram premiados, reafirmando o padrão de excelência alcançado pela produção nacional.
Criado em 1969, o IWSC é um dos concursos mais prestigiados e respeitados do mundo, referência global na avaliação da qualidade de vinhos, destilados e bebidas alternativas. Anualmente, o concurso reúne mais de 12 mil amostras de mais de 90 países, submetidas à avaliação de um rigoroso júri técnico internacional.
As medalhas são concedidas com base em notas que seguem critérios técnicos precisos: Ouro (95 a 100 pontos), Prata (90 a 94) e Bronze (85 a 89). Neste ano, o Brasil conquistou uma Medalha de Ouro, três de Prata e 34 de Bronze, evidenciando a diversidade de estilos, castas e terroirs que caracterizam a vitivinicultura brasileira.
Premiações
Medalha de ouro
- Jolimont Marselan Querências do Sul 2022 – Vitivinícola Jolimont
Medalha de prata
- Alice 2022 – Vinícola Mirantus
- Guaspari Vale da Pedra 2024 – Vinícola Guaspari
- Jolimont Touriga Nacional Querências do Sul 2023 – Vitivinícola Jolimont
Medalha de bronze
Na categoria Bronze, o Brasil conquistou 34 medalhas. A vinícola Amitié ficou com quatro, a Aurora com três, a vinícola Caetano Vicentino conquistou uma medalha, a Essenza ficou com quatro, assim como a Garibaldi. Já a Guaspari arrematou três.
A Jolimont, que também conquistou Ouro e Prata, ficou com 13 medalhas de bronze. As outras duas ficaram com a vinícola UVVA.