Categories: Cotidiano

Adeus, Tremendão! Morre Erasmo Carlos

Mais uma enorme e **lastimável** **perda** para o mundo da **Música Popular Brasileira** e para a cultura do País, morre na manhã desta terça-feira, 22, o cantor e compositor **Erasmo Carlos**. Ele foi internado no **Hospital Barra Dór**, na Barra da Tijuca (RJ), com quadro gravíssimo e foi **intubado** imediatamente ao chegar ao local. No início do mês ele havia comemorado a alta de duas semanas de internação no mesmo hospital por conta de uma **síndrome edemigênica**.

>“Bem simbólico… depois de me matarem no dia 30 (de outubro), ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital! Obrigado a Deus, a todos que cuidaram de mim, rezaram por mim e se torceram pela minha recuperação… Essa foto com a Fernanda (Passos) traduz como estamos felizes”, postou o cantor no seu perfil do Instagram na ocasião ao lado esposa.

![(Foto: Reprodução/Instagram)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/313815243_641196474262629_5339668731284663152_n_004f39a394.jpg)

**Uma carreira memorável**

Esse carioca da **Tijuca**, Zona Norte do Rio de Janeiro, cresceu cercado por elementos que tornariam sua **identidade musical** singular. Já **adolescente**, fez destacar sua personalidade no meio de um bando de fãs de _rock´n´roll_ e bossa nova que se reunia no hoje famoso _Bar Divino_, na Rua do Matoso. **Tim Maia e Jorge Ben**, ambos maníacos por música, faziam parte dessa turma.

Logo depois, conheceu o capixaba aspirante a cantor **Roberto Carlos**, quando concerto de **Bill Haley** no ginásio do Maracanãzinho. Aquela visão do herói do rock americano em solo brasileiro abriu a mente de Erasmo: de volta ao bairro, formou os _Snakes_, com os dissidentes de outro grupo local, os Sputniks – que encerraram atividades após **lendária briga** entre dois de seus integrantes, Roberto Carlos e Tim Maia.

Em 1962, quando já era assistente do apresentador e produtor **Carlos Imperial**, tornou-se crooner do grupo _Renato & Seus Blue Caps_, em 1962. Eles acompanharam o próprio Roberto Carlos na gravação de _Splish Splash_, numa versão para o português feita por Erasmo. O sucesso do disco garantiu não só a **contratação** de Renato & Seus Blue Caps pela CBS, como também o nascimento da lendária **parceria** entre Roberto e Erasmo.

![(Foto: Reprodução/Pinterest)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/f54916440ab7a839e2e05c65d9f852e0_13500b52d2.jpg)
![(Foto: Reprodução/Pinterest)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/293152311_572743774227231_5754531427328437566_n_3842ec9aa4.jpg)

Ao mesmo tempo, Erasmo – já com o nome artístico Erasmo Carlos – tornou-se **versionista** para diversos artistas. Isso, somado ao sucesso de suas parcerias com Roberto, o levou no final de 1964 até a gravadora RGE (mais direcionada à MPB e ao samba), para ser o nome do selo no já disputado mercado do iê-iê-iê.

Foi então que a _Jovem Guarda_ agrupou as influências do **pop britânico** (em especial dos Beatles) e ganhou **popularidade** definitiva a partir de setembro de 1965 – quando a _TV Record_ estreou o programa Jovem Guarda. Apresentado por Roberto, Erasmo e Wanderléa em São Paulo por três anos seguidos, o programa deu **visibilidade** para que Erasmo e Roberto se tornassem os principais nomes e também compositores da Jovem Guarda, com talento de sobra para garantir material de **qualidade** até para os colegas.

Até o final dos anos 60, Erasmo gravou discos com acompanhamento dos amigos Renato e seus _Blue Caps_, os _Fevers_, _The Jet Black´s e The Jordans_, além do Som Três de César Camargo Mariano. Com o fim do programa (e do movimento) Jovem Guarda, Erasmo mergulhou ainda mais na bossa e na **MPB** que vinha tangenciando ao longo dos anos. Ele, que havia composto para festivais e até gravado _Aquarela do Brasil_, em 1969 -, voltou a morar no Rio de Janeiro e foi contratado pela _PolyGram_.

Naquele início dos anos 70, a gravadora formou um **elenco invejável** de MPBistas e lá Erasmo deixaria gravados discos que bem mesclaram suas **raízes roqueiras** com as **tendências** da MPB. Influenciado pelo movimento tropicalista e pela música negra americana, cravou seqüência antológica de discos durante toda a década de 70, como _Carlos, Erasmo…_ (1971), _Sonhos & Memórias_ 1941-1972 (1972) ou _Pelas Esquinas de Ipanema_ (1978). Tal fase desembocaria, já no início dos anos 80, em período de grande sucesso comercial, com os discos _Erasmo Carlos Convida…_ (1980), _Mulher_ (Sexo Frágil) (1981) e _Amar Pra Viver ou Morrer de Amor_ (1982).

Após trabalhar mais **esporadicamente** durante a década de 90 (quando regravou antigos sucessos, participou de homenagens à Jovem Guarda e de discos-tributos vários), Em 2001, completou 60 anos e lançou seu 22º disco, _Pra Falar de Amor.._ O show desse álbum foi lançado depois em CD e DVD: _Erasmo Ao Vivo_, que, além de registrar um momento histórico de um mito da música brasileira .

No final de 2002, os 40 anos de carreira de Erasmo foram comemorados com o **lançamento** da caixa _Mesmo Que Seja Eu_ – contendo toda a sua discografia no período 1971-1988, recheada de material bônus raro e inédito. No ano seguinte, ao final do **10º Prêmio Multishow de Música**, Erasmo foi o grande homenageado da noite – com um prêmio especial pelo conjunto da obra. Sua discografia teve continuidade em 2004 com _Santa Música_ só com material inédito e nos coroando em 2007 com Erasmo Carlos Convida II reunindo feras da MPB em torno de sua obra.

Chico Buarque , Lulu Santos , Zeca Pagodinho , Skank , Los Hermanos , Os Cariocas , Djavan , Adriana Calcanhoto , Simone , Marisa Monte , Kis Abelha e Milton Nascimento participaram desse trabalho.

Nesse período, começou a escrever o seu petardo literário _Minha Fama de Mau_ reunindo suas memórias e que veio a ser lançado em 2009. Neste mesmo ano, lançou seu mais recente CD intitulado tão somente _Rock n Roll_ com produção de Liminha e lançado por sua gravadora _Coqueiro Verde Records_, Erasmo retoma o seu lado mais roqueiro e conquista o prêmio de melhor CD do ano além de ser indicado ao **Grammy** .

![(Foto: Reprodução/Instagram)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/307064568_109353638501057_3555693713454667555_n_aeb0c19f71.jpg)

Veio então o álbum _Sexo_ seguindo a trilogia, com participações nas composições de Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhoto, Chico Amaral, Nelson Mota e Frejat nas guitarras. No mesmo ano, foi premiado como melhor compositor pela **APCA**, indicado como melhor show pelo jornal _O Globo_, melhor capa nos últimos 25 anos pela Folha de SP, considerado como um dos melhores álbuns de 2011 e _Roupa Suja_ entre as melhores músicas pela tradicional revista de música _Rolling Stone_.

**Gentil** como poucos, Erasmo Carlos lança em 2012 um DVD e CD gravado no **Teatro Municipal do Rio de Janeiro** ao vivo, parceria da _Coqueiro Verde Records_ com o Canal Brasil, em comemoração aos seus 50 anos de estrada. As **participações** ilustres trouxe a musa Marisa (cantando com ele Mais Um na Multidão, que gravaram juntos há alguns anos) e do amigo Roberto (com quem canta Parei na Contramão e É Preciso Saber Viver).

A turnê _Sexo & Rock´n´roll_ foi a sequência da comemoração das **Bodas de Ouro** de Erasmo com a música brasileira desse _Tremendão_ que continuou prolífica, chegando a completar, neste ano, Bodas de Diamante, culminando na turnê _O futuro pertence à… Jovem Guarda_, frase derivada do álbum homônimo lançado em fevereiro passado. O maestro José Lourenço e os músicos Luiz Lopes, Pedro Dias, Billy Brandão e Rike Frainer foi a banda que dividiu o palco em shows do repertório desse último disco, que traz oito regravações de antigos sucessos desse grande artista que hoje se despede de nós, mas não antes de comemorar o prêmio no **Grammy Latino** de _Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa_ pelo álbum _O Futuro Pertence À… Jovem Guarda_. _Descanse em paz Erasmo!_

![(Foto: Reprodução/Instagram)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/286962906_3174765192765969_3800573318910464001_n_5f5d33744b.jpg)

_*Com informações do site do artista_

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Elon Musk vai doar cerca de US$ 45 milhões por mês para comitê pró-Trump

Declaração do bilionário veio após atentado do último sábado (13)

15 minutos ago

Brasileira participa de versão global de reality RuPaul’s Drag Race

Carioca Miranda Lebrão ficou entre finalistas na edição brasileira do programa em 2023

29 minutos ago

Servidores do GDF terão direito a assistência odontológica

A medida busca ampliar cuidados com a saúde dos servidores públicos

1 hora ago

Samuel e a luta contra o câncer: história de fé e o projeto para contar sua jornada

Família de Samuel busca apoio para transformar a história de luta do filho em uma…

2 horas ago

GPS|Indica: Ticiana Werner, um restaurante tradicional com toque de empório

Chef apresentou menu sofisticado, que inclui desde saladas até sobremesas deliciosas

3 horas ago

“Twisters”: um legado de ação e efeitos visuais

Colunista de cinema do GPS Brasília, Anna Salles dá 3 de cinco estrelas para o…

14 horas ago