GPS Brasília comscore

Adeus ao Papa Francisco! Confira como foi a despedida do pontífice em Roma

Funeral do líder da Igreja Católica foi realizado neste neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maggiore

Milhões de pessoas ao redor do mundo se despedem, neste sábado (26), do Papa Francisco. Após três dias de velório aberto no Vaticano, com milhares de homenagens ao pontífice, a Missa de Exéquias foi realizada nesta manhã, marcando o início do Novendiali, um período de nove dias de luto e orações em memória do papa. Este rito tradicional da Igreja Católica tem como objetivo honrar a vida e a missão do papa falecido, além de marcar o início da cerimônia de sepultamento.

Confira como foi a cerimônia:

A missa ocorreu no átrio da Basílica de São Pedro, espaço simbólico e central do catolicismo. Durante a celebração, foram realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, cerimônias solenes que marcam o adeus litúrgico ao líder da Igreja. A missa de corpo presente reuniu importantes membros da hierarquia eclesiástica, incluindo cerca de 250 cardeais, além de bispos, padres e religiosos.

O caixão, selado na noite anterior, foi posicionado diante do altar, tornando-se o ponto central da celebração. Fiéis de diversas partes do mundo lotaram a Praça de São Pedro, formando uma multidão de origens geográficas, sociais, políticas e culturais variadas. A Santa Sé destacou que essa diversidade simboliza a Igreja de Francisco – inclusiva e aberta a todos, conforme ele repetia frequentemente durante seu pontificado.

O Vaticano ressaltou que essa “Igreja de todos” é o legado mais visível do papa Francisco, que sempre defendeu uma fé acolhedora, voltada às periferias e atenta aos marginalizados. O canto do coro da Capela Sistina acompanhou a celebração, intensificando o clima de reverência e espiritualidade. A cerimônia foi transmitida ao vivo para diversos países, permitindo que católicos do mundo inteiro participassem à distância.

Encerrada a missa, o caixão foi conduzido para o interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, foi transferido para a Basílica de Santa Maria Maior. O cortejo fúnebre seguiu por cerca de quatro quilômetros pelas ruas de Roma. Segundo o Vaticano, esse trajeto foi cuidadosamente escolhido por ser um caminho frequente do papa Francisco, que costumava visitar o ícone da Virgem Salus Populi Romani antes e depois de cada viagem apostólica.

O período do Novendiali seguirá até o dia 4 de maio, com missas diárias celebradas às 17h (horário local) na Basílica de São Pedro. A única exceção será neste domingo (27), quando a Missa da Divina Misericórdia será realizada às 10h30, na Praça de São Pedro. Esse ciclo de missas não apenas presta tributo à vida do papa, mas também reforça o papel do luto coletivo e da oração na tradição católica.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.