A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) realizou, na noite de quinta-feira (5), a segunda edição do Prêmio Mérito Imobiliário. Foram homenageadas personalidades que contribuíram para o fortalecimento e expansão do setor em 2024. Autoridades, empresários e dirigentes de entidades do setor da construção estiveram presentes à celebração.
Presidente da Ademi-DF, Roberto Botelho avaliou o ano como “muito positivo para o mercado” devido à aprovação de normas como a Lei de Parcelamento do Solo, o novo Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) e a redução permanente das alíquotas do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). “A gente tem de comemorar esse momento e essa noite é para agradecer as pessoas importantes que atuaram positivamente para o mercado imobiliário”, completou.
View this post on Instagram
No total, foram homenageadas 18 personalidades, entre empresários, autoridades, parceiros e profissionais de comunicação. “Todos foram escolhidos por meio de votação. Queremos fazer um grande agradecimento, reconhecendo o esforço do GDF para criar normas claras para o setor. Pelo que já sofremos no passado, hoje sabemos o quanto é importante um arcabouço jurídico consistente, correto e que funcione”, acrescentou.
Roberto Botelho destacou ainda a importância da atuação do Banco de Brasília (BRB), parceiro no financiamento habitacional. “O BRB ganhou um dinamismo muito forte. O Paulo Henrique transformou o banco em uma potência e merece nosso reconhecimento”, apontou.
Representando o GDF, a vice-governadora Celina Leão aproveitou a ocasião para fazer uma defesa das regras atuais do Fundo Constitucional do DF. “Esse é um momento em que nós precisamos de vocês. Brasília tem que ter segurança jurídica e não podemos ter o fundo constitucional ameaçado. As pessoas não entenderam a dimensão disso, a nova fórmula congela o fundo constitucional e não poderemos mais fazer investimentos ou contratar policiais”, alertou.
Celina Leão foi uma das homenageadas da noite na categoria Poder Público, assim como o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH-DF), Marcelo Vaz; o governador Ibaneis Rocha; e o deputado distrital Wellington Luiz, presidente da Câmara Legislativa.
Na categoria Profissionais, foram reconhecidos João Gilberto de Carvalho Accioly, diretor de Política Habitacional da ADEMI DF; e Rogério Markiewicz, diretor técnico da Ademi-DF. Adalberto Cleber Valadão Júnior, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e Marcelo Fagundes, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), receberam homenagens em Ações e Projetos.
Na categoria Imprensa, foram homenageados veículos e profissionais que se destacaram por coberturas jornalísticas que impactaram positivamente o setor: Ana Dubeux, diretora de redação do Correio Braziliense; Diego Amorim, diretor executivo da Rádio Nova Brasil FM; e Doca de Oliveira, consultora e assessora de comunicação da Ademi-DF.
Na categoria Destaques Nacionais, foram premiados Renato Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); e Andreia Moraes de Oliveira Mourão (in memorian). Já na categoria Empresas/Entidades, foram homenageados Afonso Assad, presidente da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco); Ovídio Maia, presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (Secovi-DF); Lúcio Rodrigues, diretor executivo da Aria Empreendimentos Sustentáveis; e Paulo Octávio, presidente das Organizações PaulOOctavio.
“Hoje estou reunido com as empresas e os empresários que fazem Brasília crescer, que investem na cidade, que geram emprego. Para nós, da PaulOOctavio, é uma satisfação enorme receber um reconhecimento pelos seus 50 anos. É uma empresa que nasceu em Brasília, em 1975, e agora chegamos aos 50 anos com muito entusiasmo e muita determinação. O Brasil é o maior país do mundo e Brasília é a melhor cidade desse país. A homenagem toca meu coração e o de toda a comunidade da PaulOOctavio”, afirmou o empresário.