Carlo Acutis é canonizado e vira 1º santo millennial

Cerimônia de canonização do jovem conhecido como Influenciador de Deus atraiu multidão no Vaticano

O adolescente italiano Carlo Acutis foi canonizado neste domingo (7) e entrou para a história como o primeiro santo da geração millennial — formada por pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990. A cerimônia, conduzida pelo papa Leão XIV na Praça de São Pedro, no Vaticano, reuniu dezenas de milhares de fiéis e marcou a primeira canonização realizada pelo pontífice, eleito em maio após a morte do papa Francisco.

Morto em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, Acutis foi beneficiado  em uma cerimônia na Basílica de São Francisco de Assis em 10 de outubro de 2020. Ele ganhou fama por usar as redes sociais e seus conhecimentos em programação para evangelizar, sendo apelidado de Influenciador de Deus e até padroeiro da internet. Seu reconhecimento foi confirmado após a validação de dois milagres, um deles no Brasil, em Campo Grande (MS), onde um menino foi curado após contato com uma relíquia do jovem.

Entre muitos jovens, Acutis se destacou por unir fé e

 Ainda adolescente, ele desenvolveu um site para catalogar milagres e evangelizar pela internet. O Evangelho corre na web, resumiu Nicola Gori, postulador da causa, ao explicar por que o talento informático do jovem ficou marcado na memória de quem o conheceu.

Segundo o Vaticano, a fama de santidade de Carlo alcança desde países com tradições católicas até regiões onde a fé é minoritária, como a China e por isso, ele é visto como um amigo a quem recorrer por jovens, famílias e sacerdotes.“ A santidade universal de Carlo mostra que ele é um exemplo não apenas para os católicos, mas para pessoas de diferentes países e culturas”, disse Gori.

O ato estava originalmente marcado para abril, mas foi adiado após a morte do papa Francisco. Na mesma celebração, também foi declarado santo o italiano Pier Giorgio Frassati, morto na década de 1920, lembrado pelo engajamento social e apoio aos necessitados. A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Itália, Sergio Mattarella, e do presidente da Câmara dos Deputados, Lorenzo Fontana, reforçando a dimensão histórica da canonização.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI