Com uma relação diplomática antiga, Brasília e Lisboa foram oficializadas cidades “irmãs” na tarde desta quinta-feira (23). O governador Ibaneis Rocha (MDB) e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Félix Moedas, assinaram um acordo de irmanação. O ato ocorreu no Palácio do Buriti.
Para se ter ideia, o documento abre possibilidades para que as duas capitais, a partir de agora, possam realizar cooperações das mais diversas formas com ainda mais facilidade.
Além do presidente da Câmara portuguesa – que tem status de prefeito em Lisboa –, Ibaneis recebeu ainda o secretário-geral da Câmara Municipal de Lisboa, Alberto Luis Fernandes Laplaine; o embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos; e o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto.
Com o acordo assinado, tanto o Brasília quanto Lisboa podem promover ações direcionadas para diversas áreas, como desenvolvimento econômico, comércio, investimentos, educação, ciência e tecnologia, cultura, mobilidade, sustentabilidade, desenvolvimento social e combate à corrupção.
O acordo não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes, mas cria a possibilidade de ambas as capitais buscarem parcerias para desenvolverem projetos para benefícios mútuos.