A primeira turma do Supremo Tribuna Federal (STF) retoma, às 9h desta quarta-feira (10), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 7 réus por tentativa de golpe de estado. O destaque do dia é para o voto do ministro Luiz Fux, que será o terceiro magistrado a proferir sua decisão.
Acompanhe ao vivo:
Na última terça-feira (9), o ministro Relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino, proferiram seus votos, ambos pela condenação de Bolsonaro e seus aliados. Dino, entretanto, anunciou que pedirá uma pena mais branda para Alexandre Ramagem, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, por terem uma participação de “menor importância” na trama.
Caso o ministro Luiz Fux acompanhe o voto do relator, o colegiado terá maioria formada para a condenação dos réus. Durante a sessão de terça-feira (9), o ministro declarou que irá abordar questões preliminares trazidas pela defesa, como a competência do Supremo para julgar o caso.
Os votos seguintes ao de Fux são de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, respectivamente. Após todos os ministros proferirem seus votos, será feita a dosimetria das penas, onde cada réu terá sua sentença definida.