GPS Brasília comscore

Acidente doméstico com presidente Lula causa sangramento cerebral; entenda

Neurologista explica diagnóstico que resultou em suspensão da viagem para a Rússia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma queda no banheiro do Palácio do Planalto na noite de sábado (19/10), resultando em um pequeno sangramento cerebral e a necessidade de atendimento médico. O incidente levou ao cancelamento de sua viagem à Rússia, onde participaria da cúpula do Brics.

De acordo com boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, Lula sofreu um ferimento corto-contuso na região occipital, na parte posterior da cabeça. Após o atendimento, ele foi liberado, mas a equipe médica recomendou que ele evitasse viagens aéreas de longa duração.

O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola explicou que o impacto na região occipital pode causar uma lesão do tipo contragolpe, que ocorre quando a movimentação brusca do cérebro provoca seu choque contra a base do crânio, resultando em um hematoma.

“Esse tipo de quadro precisa ser monitorado para verificar se o hematoma evolui, embora, na maioria dos casos, o corpo reabsorva o sangramento sem necessidade de cirurgia”, afirmou o especialista.

O médico esclarece que, “na base do crânio, existem espículas ósseas, e o movimento brusco do cérebro pode levar ao cisalhamento dessas estruturas, causando o sangramento. Esse tipo de quadro precisa ser monitorado para verificar se o hematoma evolui.”

O presidente permanecerá em observação, com o quadro clínico estável. O Palácio do Planalto informou que Lula participará da cúpula do Brics por videoconferência e manterá suas atividades normais em Brasília durante a semana.

Ele ressaltou que, na maioria dos casos, o corpo consegue reabsorver o hematoma sem a necessidade de cirurgia. “Geralmente, o paciente evolui bem e sem sequelas. No entanto, há casos mais graves em que o sangramento pode aumentar, exigindo intervenção para evitar complicações, como a hipertensão intracraniana.”

A viagem à Rússia estava prevista para iniciar na tarde deste domingo (20/10). O principal tema da cúpula seria a criação de uma categoria de países parceiros do bloco, após a inclusão de novos membros no Brics em 2023, como Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.