Principais favoritos ao título de duplas do Aberto da República – ATP Challenger 100, os gaúchos Rafael Matos (59°) Marcelo Demoliner (76°) foram foram superados pela parceria formada pelo colombiano Nicolas Barrientos (71°) e pelo sueco Andre Goransson (73°), cabeças de chave 2, por 7/6, 4/6 e 11-9, após 1h56 de partida, neste sábado (25). Com o resultado, os brasileros foram vice-campeões de duplas da competição.
O jogo entre as duas melhores duplas do Aberto da República foi equilibrado do início ao fim. “Já sabíamos que seria um jogo duro e foi o que aconteceu. Foi disputado ponto a ponto até o final. Estou feliz com esse nosso primeiro título juntos”, analisou Barrientos. “Não me incomodei com a torcida contra, gosto desse clima e foi muito especial jogar aqui em Brasília e ganhar esse título”, completou Goransson.
Matos e Demoliner estiveram a um ponto do primeiro título juntos, no Aberto da República. “Foi decidido bem no detalhe, 11/9, tivemos match-point, oito break points, fizemos mais pontos que eles, mas jogo de duplas é assim, às vezes acontece. Mesmo com a derrota foi uma semana positiva, , a gente vem se entrosando cada vez mais e fico feliz com isso”, afirmou Matos.
“É sempre um prazer jogar com o Rafa. Foi frustrante ter acabado o último ponto com uma dupla-falta, mas às vezes a dupla é injusta. É uma derrota mais doída. Vai ser difícil digerir hoje, amanhã vamos começar a esquecer e aprender com os erros”, finalizou Demoliner.
Pela conquista do Aberto da República, a dupla campeã ganhou uma premiação de US$ 7,750 e 100 pontos no ranking da ATP. Já os vice-campeões levaram US$ 4,400 e 60 pontos.
Final de simples terá transmissão pela TV
O argentino Roman Andres Burruchaga e o chileno Alejandro Tabilo farão na final de simples do Aberto da República neste domingo (26), a partir das 10h, na Arena BRB, com entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pelo Sportv 3. No retrospecto entre os dois, o chileno tem a vantagem de duas vitórias.
Para chegar à final do Aberto da República, Burruchaga superou o compatriota Santiago Rodriguez Taverna por 6/4 e 6/3. Já Alejandro Tabilo, que veio do qualifying da competição, teve trabalho com o argentino Juan Pablo Ficovich, mas venceu por 6/4, 3/6 e 6/2, chegando à grande decisão do Aberto da República.