Cinco brasileiros venceram seus jogos, neste domingo (19), na estreia do qualifying do Aberto da República – ATP Challenger 100 e buscam nesta segunda-feira (20) uma vaga para a chave principal do torneio, que começa na parte da tarde. Em duelo equilibrado, Pedro Sakamoto bateu o também brasileiro Gabriel Decamps por 6/1, 3/6 e 7/6. Já Mateus Alves superou o peruano Conner Huertas del Pino por 6/4 e 7/6. Marcelo Zormann venceu o também peruano Arklon Huertas Del Pino Cordova por 6/4 e 6/2. Fernando Romboli eliminou o paraguaio Adolfo Vallejo por 3/6, 6/3 e 7/6. Por último, Wilson Leite passou pelo australiano Adam Taylor marcando 7/6 e 6/2.
Já os outros três brasileiros foram eliminados. Paulo Saraiva dos Santos perdeu para o peruano Gonzalo Bueno por 7/6 e 6/4, enquanto Ignacio Buse (PER) derrotou Nicolas Oliveira por 6/3, 4/6 e 6/1. O argentino Juan Paz venceu Gabriel Roveri Sidney por 6/3 e 6/4. Nos outros três jogos, o neozelandês Rubin Statham passou pelo suíço Luca Margaroli (6/1 e 6/4), o jamaicano Blaise Bicknell bateu o norte-americano Keegan Smith (6/3, 4/6 e 6/2) e o chileno Gonzalo Lama venceu o uruguaio Ignacio Carou (6/3 e 7/6).
A definição do qualifying começa às 11h desta segunda-feira (20), na Arena BRB, com entrada gratuita do público. Na quadra central, o brasileiro Pedro Sakamoto pega o argentino Juan Paz. Na sequência, o peruano Gonzalo Bueno decide a vaga com o brasileiro Marcelo Zormann. Na quadra 2, o chileno Alejandro Tabilo, que foi bye na primeira rodada do qualifying, enfrenta o neozelandês Rubin Statham, às 11h. Logo depois, o chileno Gonzalo Lama joga com Wilson Leite por vaga na chave principal. E na quadra 3, às 11h, a primeira disputa do qualifying será entre os brasileiros Mateus Alves e Fernando Romboli. Em seguida, o jamaicano Blaise Bicknell enfrenta o peruano Ignacio Buse.
Chave principal começa à tarde
A chave principal do Aberto da República – ATP Challenger 100 tem início nesta segunda-feira (20), com a estreia de dois brasileiros, o gaúcho Eduardo Ribeiro e o paulista Matheus Pucinelli. Convidado da organização, Ribeiro (338° do ranking da ATP) enfrenta o argentino Santiago Rodriguez Taverna (256°), após 15h, na quadra central. Esse será o terceiro confronto entre os dois. a história do confronto registra uma vitória para cada.
Fechando a programação da quadra central, às 17h30, Pucinelli (355°) desafia o norte-americano Nicolas Moreno de Alboran (153°), cabeça de chave 7 de torneio. O paulista busca sua primeira vitória contra Alboran, que venceu as duas partidas anteriores entre os dois. “É muito bom estar jogando no Brasil novamente. Quero aproveitar ao máximo a oportunidade, pensando jogo a jogo”, afirmou Pucinelli, que busca seu segundo título de ATP Challenger na temporada, após ter sido campeão em Coquimbo, no Chile.
Outros dois jogos da chave principal estão previstos para o período da tarde. Às 15h, na quadra 2, o duelo é entre os argentinos Hernan Casanova e Roman Burruchaga. Já na quadra 3, após 15h, o argentino Renzo Olivo enfrenta Benjamin Lock, de Zimbábue. O Aberto da República – ATP Challenger 100 distribuirá uma premiação total de US$ 130 mil e 100 pontos para o campeão do torneio.