GPS Brasília comscore

Aberta a temporada da Orquestra Nacional do Teatro Claudio Santoro

Para o mês de setembro, maestro Cláudio Cohen anuncia solistas estrangeiros, rock sinfônico e jovens talentos em concertos itinerantes

Compartilhe:

_“Abriremos com um concerto celebrando o bicentenário da Independência do Brasil, com clássicos da música brasileira, e ainda teremos os concertos chinês e italiano, trazendo composições e excelentes solistas desses países”_, enumera o titular da Orquestra, maestro Cláudio Cohen nesta nova fase frutífera do elenco.

A boa nova é que haverá semanalmente, sempre às sextas-feiras, 20h, uma apresentação no canal do Youtube. Os tradicionais concertos permanecem as terças-feiras em pontos itinerantes. Neste mês de setembro, no **Eixo Cultural Ibero-americano, Teatro Plínio Marcos** e na **Torre de TV**.

Sobre os solistas estrangeiros, ele destaca o pianista chinês de dez anos de idade **Zeming Wu** e o violinista italiano Giuseppe Gibboni, vencedor do _Prêmio Paganini_, competição internacional de violino realizada na Itália. Ainda como parte da programação de setembro, está o _Rock Sinfônico_, em que a Orquestra será acompanhada pelos guitarristas **Dillo Araújo, Marcelo Barbosa, Haroldinho Mattos** e o baterista **Ticho Lavenere**, na apresentação de sucessos de rock internacional e nacional. _“Para encerrar o mês, ainda teremos os jovens talentosos Nathan Yohan (trompista da OSTNCS) e o maestro Eliel Ferreira, da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás”_, salienta Cohen.

**PRODÍGIOS**

O concerto chinês apresenta o jovem prodígio _Zeming Wu_, que toca piano desde os seis anos de idade, demonstrando, desde muito cedo, o entusiasmo e a paixão pela música. Caminho parecido do outro solista _Chao Bin_, que começou a tocar violino também aos seis anos. Estudou no _Conservatório Central de Música de Pequim_, onde se diplomou com distinção e foi nomeado professor como o docente mais jovem do quadro. Concluiu o **mestrado** em música no _Mannes College of Music de Nova York_.

O italiano **Giuseppe Gibboni**, que se apresenta com a Orquestra no concerto italiano, graduou-se aos 15 anos com uma dezena de premiações e menções honrosas no _Conservatório Martucci de Salerno_. Aos 14 anos, foi admitido na _Accademia Stauffer de Cremona_ e em 2016 recebeu o diploma de honra nos cursos de especialização na _Accademia Musicale Chigiana de Siena_. Desde então, frequenta a _Academia Internacional L. Perosi de Biella_, na Itália.

![Prodígios na música, o pianista chinês Zeming Wu e o violinista italiano Giuseppe Gibboni se apresenta em Brasília neste mês](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_a2fc45ee7e.jpg)

**ROCK BRASILEIRO**

**Haroldinho Mattos** é um guitarrista nascido em Minas Gerais, que se formou, entre seu estado natal e Brasília, como autodidata no instrumento. Influenciado por _Jimi Hendrix e David Gilmour_, da banda inglesa **Pink Floyd**, integrou a brasiliense “Mel da Terra”. Luthier, Haroldinho fabrica guitarras sob encomenda. “É a minha segunda participação. Sinto-me imensamente honrado e feliz, junto com esses guitarristas, meus amigos, e os fantásticos músicos da Orquestra. Tocar com esse grupo é sensacional”, diz o músico.

O também guitarrista, compositor e produtor musical **Dillo Araújo** afirma que tocar com os amigos e a Orquestra tem o sentido de uma celebração. _“Já toquei com a OSTNCS várias vezes. Tive o prazer de trabalhar com o maestro Sílvio Barbato – que estudou composição e regência com Claudio Santoro – no projeto Trampa Sinfônica. É um ambiente que já conheço e de que gosto muito”_, complementa.

![Os guitarristas Haroldinho Mattos e Dillo Araújo também se apresentam com a Orquestra](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/2_e36497d15f.jpg)

**06/09: Concerto Bicentenário**

“Hino Nacional Brasileiro”
Carlos Gomes – Abertura de “O Guarani”
Jose Mauricio Abertura
Dom Pedro I – Abertura
“Aquarela do Brasil”
“Trenzinho do Caipira”
“Eduardo e Mônica”
“Toca Raul”
“Gonzagueana”
“Festa do Interior”
P. I. Tchaikovsky, “Abertura 1812”

Regência: Maestro Cláudio Cohen
Teatro Plinio Marcos
20h
Acesso por ordem de chegada

**13/09: Concerto Chinês**
Butterfly Lovers – “Concerto para violino e Orquestra”
Solista – Bin Chao

Yellow River – “Concerto para piano e Orquestra”
Solista – Zeming Wu

Regência: Maestro Cláudio Cohen
Teatro Plinio Marcos
20h
Acesso por ordem de chegada

**17/09: Rock Sinfônico**

Beatles Forever
Scorpions- “Still loving you”
Eric Clapton/ George Harrison – “While My guitar gently weeps”
Led Zeppelin – “Stairway to Heaven”
Van Halen- “Jump”
Rush – “Tom Sawyer”
Rolling Stones – “Satisfaction”
Queen – Medley Orchestra
Guns N’ Roses – “Sweet Child O’ Mine”
Toca Raul, Medley de Raul Seixas
Pink Floyd – “Another Brick in the Wall”
Dire Straits – “Sultans of Swing”
Legião Urbana – “Eduardo e Mônica”
Legião Urbana – “Que Pais é esse?!”
Eagles – “Hotel Califórnia”

Regência: Maestro Cláudio Cohen
Haroldinho Mattos, Marcelo Barbosa, Dillo Araújo (Guitarras)
Ticho Lavenere (Bateria)
Torre de TV
18h
Acesso livre

**20/09: Concerto Italiano**
G. Rossini – “La Scala di Seta” – Abertura
Niccolò Paganini -“Concerto para Violino nº 1”
Solista – Giuseppe Gibboni (violino)
F.Mendelssohn – “Sinfonia nº 4 ‘Italiana'”

Regência: Maestro Cláudio Cohen
Teatro Plinio Marcos
20h
Acesso por ordem de chegada

**27/09: Concerto**
L.V.Beethoven – “Abertura Coriolanus”
Richard Strauss – “Concerto nº 1 para Trompa e Orquestra”
Solista Nathan Yohan
Robert Schumann – “Sinfonia nº 2”

Regência: Eliel Ferreira
Teatro Plinio Marcos
20h
Acesso por ordem de chegada