A 51ª edição da Abav Expo, uma parceira entre o Brasília e Região Convention & Visitors Bureau com a Alagev –
ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas, começou nesta quinta-feira (26), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O maior evento do setor de turismo vai até sábado (28), quando a exposição abre as portas para o público em geral, com entrada solidária revertida para a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras.
São mais de 1.500 marcas, expondo produtos e destinos turísticos em 183 estandes, com 22 internacionais, 26 unidades federativas e 14 municípios brasileiros que realizam exposições em separado nos mais de 30.000m² reservados para o evento. A Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) acredita que 30 mil pessoas passem na exposição até esta sexta-feira (27). A expectativa de negócios gira em torno de R$ 30 milhões.
Paralelamente à Abav Expo 51 estão ocorrendo os ABAV Talks, com palestras, treinamentos e painéis. Nesta sexta-feira, as palestras de destaque na Arena Especialização serão Reforma Tributária: os impactos sobre a cadeia do Turismo, com Felipe Tavares, gerente de Economia da Confederação Nacional do Comércio de Bens (CNC), Serviços e Turismo, às 15h; e Bora pra Goiás, com Alexandre Resende, gerente de Marketing da Goiás Turismo, às 16h.
Já na Arena Vivências & Lazer, o turismo cívico terá destaque na palestra Congresso Nacional além da política: turismo cívico em Brasília, proferida por Juliana Borges, coordenadora de Relações Públicas do Senado Federal. Especialista do GPS|Brasília, o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Leonardo Roscoe Bessa, faz a conferência Turismo e o Direito à Informação do Consumidor, na Arena Estratégia, às 16h. Duas horas mais tarde, Nicole Facuri, gerente de área de turismo social do mesmo TJDFT faz a palestra Sesc + Turismo Social.
Destaques de Brasília
Além da Secretaria de Turismo do DF, que montou um belo estande na entrada do evento, outras empresas da capital estão presentes na Abav Expo. A Rede Plaza Brasília de Hotéis montou um espaço bem próximo, com direito a sorteios de brindes, café espresso e o famoso pudim JK. Ainda no segmento hoteleiro, a Louvre Hotéis trouxe uma réplica de um quarto do Royal Tulip Brasília Alvorada para o evento.
O Grupo Bancorbrás esta na feira trazendo todas as suas áreas: operadora de turismo, corporativo, agência de viagens, clube de turismo, viagem como benefício, travel tech, OTA (online travel agency), programa de recompensa, grupos de viagem, unidades hoteleiras, zarpo e móblix. “A Abav é o primeiro evento oficial para apresentarmos o nosso novo posicionamento estratégico para o trade de turismo”, contou Claudio Roberto Nogueira, diretor geral de Negócios e Marketing da Bancorbrás.
Os expositores estaduais também investem pesado em atrair a atenção dos convencionais na Abav Expo 2024. Para isso vale de tudo um pouco: cariocas trouxeram o mate com limão das praias, potiguares investiram em comidas típicas e vários estados estão aproveitando para venderem destinos e experiências junto aos municípios, como ocorre nos estandes de Bahia, Alagoas, Pernambuco e Tocantins.