Ex-governadora do Distrito Federal, Maria de Lourdes Abadia reagiu, nesta quinta-feira (21), sobre o anúncio de que o senador Izalci Lucas deixará o PSDB para se filiar ao Partido Liberal (PL) na próxima semana.
Abadia foi fundadora do ninho tucano em Brasília, mas deixou a legenda após conflitos internos com o então deputado federal.
“Abandonou o PSDB… Usufruiu das oportunidades e agora deixa os tucanos a ver navios”, declarou ao GPS|Brasília.
A saída de Abadia do partido de Fernando Henrique Cardoso foi uma página marcante da história política de Brasília. Isso porque, embora tenha sido eleita pelo extinto PFL na primeira legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, acabou fundando a sigla com Franco Montoro, Mário Covas e o próprio FHC.
Filiação
Em conversa com a coluna, Izalci explicou que a mudança é necessária, já que o congressista tem o objetivo de ser candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) em 2026 e, portanto, precisaria de um partido competitivo e com tempo de TV e rádio.
Como o PSDB perdeu muitos filiados e parlamentares nos últimos anos, isso acabou impactando também no fundo eleitoral.
Apesar da saída, o senador deve manter o comando da sigla, já que Sérgio Izalci, filho do congressista, deve assumir o comando do ninho tucano brasiliense.