Brasília está cada vez **mais digital**, com **painéis gigantes de LED instalados em pontos com grande circulação** de pessoas por toda a capital federal, como vias movimentadas e shoppings. É nesse nicho que a **PO Mídia** atua, com investimento em tecnologia e inovação na comunicação visual. Os **investimentos chegarão a R$ 10 milhões até 2023**, para gerar conteúdo para o consumidor e resultados para os anunciantes.
A PO Mídia é um braço das **Organizações Paulo Octávio** que administra painéis de LED nos quatro centros comerciais do grupo (Brasília Shopping, Terraço Shopping, Taguatinga Shopping e JK Shopping) e em vias importantes do Distrito Federal. Até 2019, a operação era terceirizada, mas chegou o momento de tomar conta desse nicho. **O investimento inicial foi de R$ 2,5 milhões**, voltado inicialmente aos terminais dentro dos shoppings. Veio a operação externa, que demandou outro aporte de R$ 4 milhões. E, para 2023, o valor chegará a R$ 10 milhões.
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**A nova fase da PO Mídia** trouxe painéis de grandes proporções, como o de impressionantes 90 metros quadrados na fachada do **Taguatinga Shopping**, voltada ao Pistão Sul, em Taguatinga. Diariamente, passam por lá 2,5 milhões de pessoas. Outra tela está instalada no **Brasília Shopping**, onde todos os dias circulam 1,7 milhão de pedestres e motoristas que serão impactados pela tela de 40 metros quadrados.
Também há LEDs instalados em **Águas Claras**, com potencial de visualização de 800 mil pessoas a cada dia, e no **Setor de Indústrias Gráficas**, onde há circulação de 700 mil pessoas. Nesses dois lugares, as telas possuem 19 metros quadrados, com a diferença de que em Águas Claras o painel é dupla face.
![Sidney Turchetto e Marília Goulart](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pomidia_foto01_a8877b8d39.jpg)
**Os resultados impressionam**: com os equipamentos atuais, **são dez milhões de pessoas impactadas** todos os meses, entre quem transita pelas vias e circula pelos shoppings do grupo, em seis regiões administrativas. As mídias totalizam 336 horas por mês de exibição de conteúdo. **Os tempos de outdoors feitos de lona ficaram no passado**. Os custos com impressão, instalação e retirada são consideravelmente mais altos e os anúncios, menos dinâmicos.
_“Os painéis publicitários de LED são uma tendência no mundo inteiro. A vantagem é impactar o cliente de várias formas. Antes, a mídia estática permitia a exposição de só uma marca, mas agora é possível incluir diversos anunciantes por dia em lugares com grandes concentrações de pessoas”_, explica Sidney Pereira Turchetto, diretor de mídia e malls das Organizações Paulo Octávio.
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Um dos **diferenciais** da empresa é **explorar novos nichos** e não apenas no varejo. _“Antes, o trabalho era focado em lojistas e salistas de shoppings, mas agora temos foco em instituições de ensino e clínicas, por exemplo. Ou seja, os anunciantes não são necessariamente aqueles que operam nos malls”_, completa. O portfólio de clientes também foi incrementado com contas governamentais. Campanhas de vacinação e de utilidade pública, por exemplo, passaram a ser expostas nos painéis, em nome do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal.
**Mercado**
**Virada de ano é um período especial** para as operações da PO Mídia. Afinal, o mercado está aquecido, com mais dinheiro circulando. _“Nosso faturamento com anunciantes aumenta 250%”_, comemora Turchetto. O executivo conta que existia resistência de alguns players do mercado em investir na publicidade digital. _“Principalmente nas empresas geridas por pessoas pouco afeitas à tecnologia, mas esse pensamento tem mudado”_, afirma. Essa mudança envolve também uma **adaptação** nas agências de publicidade, que precisam **pensar em campanhas cada vez mais interligadas com as redes sociais**. Se antes o conteúdo era estático, agora os LEDs dão dinamismo.
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Uma estratégia de marketing eficaz deve mesclar diferentes tipos de canais, mas a gerente da PO Mídia, Marília Goulart, explica que existem especificidades no caso dos painéis de LED. _“A mídia de elevador é sempre um tiro certo, porque as pessoas sempre vão, em algum momento, olhar para aquela tela. E, dentro do shopping, o consumidor está observando vitrines e mais propenso a receber publicidade”_, opina. Nesse caso, um anúncio em um centro comercial pode ter eficácia de uma forma diferente das redes sociais. _“Como consumidores que somos, muitas vezes cansa ver anúncios pagos na internet”_, analisa. Nesse contexto, a mídia _Out of Home_ (OOH) chega para impactar um potencial comprador em um momento favorável.
Para 2023, a tendência é **continuar a expansão**, com a instalação de painéis em outros empreendimentos, a exemplo da tela de 88 polegadas no PO 700, edifício na Asa Norte que abriga o Ministério da Saúde, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), a Secretaria de Economia e a Secretaria de Saúde. As mídias devem ser implementadas ainda nos saguões e nos elevadores dos cinco hotéis do grupo: **Brasília Palace, St. Paul Plaza, Kubitschek Plaza, Manhattan Plaza** e **Royal Tulip**. A empresa abriu concorrência entre fornecedores parceiros. E os planos não param por aí, em breve, novas aquisições podem ser anunciadas.
@pomidia
www.paulooctaviomidia.com.br
*_Materia escrita por Daniel Cardozo e publicada na Revista GPS 35