GPS Brasília comscore

A viagem por meio do olfato: as fragrâncias da CASACOR BSB

Na mostra, cada espaço ganhou um perfume especial, que se conecta com as exposições e submerge os visitantes nas criações arquitetônicas

Compartilhe:

Não é difícil relacionar um **cheiro** a uma memória, ou a um lugar específico. A **experimentação olfativa** não ficou de fora da mostra **CASACOR Brasília**, que foi edificada entremeio o **Arena BRB Mané Garrincha**, imponente construção projetada pelo arquiteto **Ícaro de Castro Mello**. As pesquisas de tendências no mundo do design e da arquitetura levaram ao tema _**Infinito Particular**_, que serviu de inspiração para os profissionais que participam da edição que comemora o trigésimo aniversário do evento. É pelo espaço homônimo à temática que começaremos nosso oloroso passeio.

**Hélio Albuquerque** nos leva a uma infinidade de possibilidades no ambiente que criou para a exposição. _**Particu-Lar e Infinito**_ questiona quantas versões de uma mesma casa cabe dentro de um único espaço. O recinto é particular e dúbio, a mistura de texturas e obras de arte distintas possibilitam incontáveis interpretações. Nos 80 m², as obras de **Dalí e Picasso** se fundem à enorme estante repleta de artefatos díspares e sintetizam a essência do cômodo. É válido destacar o painel de **Athos Bulcão**, que já é parte da estrutura do estádio, harmoniza com o restante da criação.

A explicação minuciosa precede a surpresa que contrasta com a infinitude do ambiente. Escondido ao lado de um aparador, um discreto dispositivo controla o **aroma do salão**. O delicado manuseio do perfume íntegra o estouro de sensações provocadas aos visitantes. É no domínio da fragrância que o projetado desalinho do recinto encontra a particularidade do artista. Desenvolvida por **Albuquerque**, junto a **Leonora Nogueira**, a linha olfativa é tão pessoal quanto o universo incubado em _**Particu-Lar e Infinito**_. O arquiteto diz que o aromatizador **Manhã de Domingo** é capaz de **_“mexer com a memória”_** e exalar _**“cheiro de saudade”**_. A assinatura selou a particularidade do artista ao se tornar um chá, desenvolvido por Eloína Telho, e servido aos clientes do escritório.

![Hélio Albuquerque – Particu-LarEInfinito (Foto: Edgard Cesar)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Helio_Albuquerque_Particu_Lar_E_Infinito_Edgar_Cesar4_43fb092542.jpg)

O convite agora é o regresso à primeira infância, no **_Quarto de Criança_**, do escritório **Ana Paula Ribeiro – Arquitetura + Interiores**. O retorno a essa etapa da vida é dificultada pela falta de memórias visuais, mas é no olfato que a retomada se faz possível. Adentrar o dormitório infantil é colocar os pés no aconchego de casa. Essa sensação é causada majoritariamente pela fragrância **Baby**, da **Mels Brushes**. A leveza do perfume alude à maternidade e é capaz de nos aproximar ao lar chamado de nosso durante os primeiros anos de vida. Na parede, destacado em luz de LED, a frase **_“Promete que não vai crescer distante”_** traduz para a Língua Portuguesa a essência desse espaço.

![Ana PaulaRibeiro Arquitetura + Interiores – QuartoDaCrianca Helio Albuquerque – Particu-LarEInfinito (Foto: Edgard Cesar)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Ana_Paula_Ribeiro_Arquitetura_Interiores_Quarto_Da_Crianca_Edgar_Cesar4_131ae6ec86.jpg)

Uma extensa mesa de mármore convida todos da casa a se juntarem aos amigos para celebrar. A opulenta adega ilumina as memórias de celebração e aguça o imaginário para as próximas festividades. O acolhedor sofá é texturizado e, indevidamente, convoca o tato dos visitantes. No **_Espaço Llar_**, concebido por **Dalilla Menegotto**, é quase plausível sentir o cheio de vinho e jantar feito para alguma ocasião especial. O _home spray_ optado é um sublime matrimônio com a evocação afetiva proposta pelo ambiente. **Patchouli Vanilla**, da **L’envie**, exala esboços cítricos, misturados a baunilha e alecrim. Em suma, inspirar o cheiro desse salão afia a imaginação para as próximas cerimônias em família.

![Dalilla Menegotto – EspaçoLlar (Foto: Edgard Cesar)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Dalilla_Menegotto_Espaco_Llar_Edgar_Cesar2_b5848b742f.jpg)

O passeio aromático é quase equivalente a entrar em casa e passear pelos cômodos. Um dos lugares que mais adelgaçam nosso olfato é o banheiro. Não é diferente no ambiente **_Sala de Banho_**, do arquiteto **Eduardo Brito**. O recinto é influenciado pelos tradicionais banhos turcos e pela **art déco francesa**, contudo é na ordinário que o diferencial aromático se encontra. Apoiados sobre a parede de azulejos, dezenas de frascos nutridos de **desinfetante** exalam o cheiro de limpeza doméstica. Mais do que isso, nos remete a higiene e ao relaxamento do lar. Excluindo os outros sentidos, sentir a fragrância do repartimento é oniricamente descansar na banheira de casa.

![EduardoBrito – SalaDeBanho (Foto: Edgard Cesar)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Eduardo_Brito_Sala_De_Banho_Edgar_Cesar2_97e1ea7a91.jpg)

A última dependência do itinerário olfativo é _**A Suíte do Hotel**_, do escritório **LC Arquitetura**. Esse não é um ambiente doméstico, mas o trabalho com o olfato é responsável pela sensação de estar em casa, mesmo hospedado em um quarto de hotel. Esse sentimento é causado pelas cores aconchegantes, a ambientalização musical e pela fragrância **Trousseau**, da **L’air du Printemps**. Em tradução livre, esse perfume pode ser chamado de Enxoval e, assim como os edredons e travesseiros preferidos, ela é capaz de despertar conforto mesmo em longe do lar. E assim, a **soberania dos aromas** se prova capaz de nos levar a lugares e memórias remotas ou, às vezes, apenas causar deleite após um profundo suspiro.

![Lc Arquitetura – A Suíte Do Hotel (Foto: Edgard Cesar)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Lc_Arquitetura_A_Suite_Do_Hotel_Edgar_Cesar3_3d74133d79.jpg)