Categories: Especialistas

A Pequena Sereia de Brasília. Ela existe e reside no espelho d’água sem água

Muito provavelmente você já ouviu falar da história da **Pequena Sereia**, aquela que virou animação no cinema, não? Provavelmente sabia que a história original pertence ao famoso escritor de contos de fadas dinamarquês, **Hans Christian Andersen**. Talvez não saiba que existe uma belíssima escultura de bronze da sereiazinha sentada em uma pedra na entrada do porto de **Copenhagen**, às margens do mar Báltico, desde 1931. Poucos brasileiros conhecem, apesar da escultura ser o **principal ponto turístico** da capital dinamarquesa.

Agora, o que quase ninguém sabe é que **temos** aqui em **Brasília** uma **réplica** idêntica a ela, que foi presenteada pela **Sociedade dos Amigos do Brasil** na **Dinamarca** quando da inauguração de nossa capital em 1960. Sim, um presente tão especial, tão importante, tão bonito e valioso é ignorado pela população que nunca teve a oportunidade sequer de saber de sua existência. Milhares de brasilienses e turistas passam diariamente ao lado da bela escultura e não têm a menor ideia de sua existência, do seu valor histórico e de sua representatividade da amizade entre nós e a população dinamarquesa.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/A_Pequena_Sereia_Foto_01_76b33c027f.jpg)

A escultura original da Pequena Sereia é o ícone indiscutível e símbolo maior não só de sua capital, mas de toda a Dinamarca. Foi um presente de **Carl Jacobsen**, filho do fundador da marca de cerveja dinamarquesa **Carlsberg**. Conta-se que, após ver uma apresentação de balé sobre o conto de Andersen, Carl, apaixonado pelo que havia visto, convidou o escultor **Edvard Eriksen** para esculpir em bronze o corpo da bela protagonista do espetáculo, a bailarina **Ellen Price**. Porém com a recusa de Ellen de posar nua, o artista acabou por esculpir o rosto de Ellen, como era o desejo de Carl, mas usou sua própria esposa, Eline, como “dublê de corpo”.

Quando da **inauguração** de Brasília, governos de alguns países e grupos organizados de estrangeiros ofereceram **presentes** ao Brasil como um gesto de cortesia, mas também como forma de deixar uma **marca** na cidade tão moderna que surgia. Os espanhóis presentearam os sinos da catedral que lamentavelmente acabaram encalhados no navio que os traziam da Espanha. Da França veio o controverso **Solarius**, popularmente chamado de “chifrudo”, da Itália a Loba do Buriti, aquela que contei a história do sumiço [aqui](https://gpslifetime.com.br/materia/a-loba-sumiu-que-fim-levou-o-presente-de-um-barao-italiano-para-a-nova-capital). Ah, uma curiosidade: assim como a Loba de Brasília foi mutilada em certa época, a escultura da Sereia de Copenhagen também. Teve sua cabeça e um dos braços arrancados algumas vezes. **A depredação de monumentos não é exclusividade nossa**.

Em 1960 na Dinamarca, em uma cerimônia cheia de pompa, festa e discursos, a Sociedade dos Amigos do Brasil presenteou Brasília, aos cuidados do **Ministério da Marinha**, com uma réplica de sua mais famosa escultura. Feita toda em bronze, com meio metro de altura, a Pequena Sereia brasileira é idêntica à original que há mais de cem anos descansa sobre uma rocha no cais de Langelinie em Copenhagen. Em agradecimento, no dia em que a bela escultura completou 50 anos, em 1963, o Brasil ornou a Pequena Sereia com um belíssimo colar de cravos brancos e vermelhos e fitas verdes e amarelas.

No conto de Christian Andersen, a jovem sereia se apaixona por um príncipe humano que se perdeu no mar. Com olhar triste, ela, sentada numa pedra, espera a volta de seu amado. Já a nossa pobre sereiazinha brasiliense também teve, desde sua chegada ao Brasil, uma história **não muito feliz**.

Por mais de cinco anos, a escultura ficou abandonada e esquecida. Naturalmente magoados e **ofendidos** com o descaso, um dinamarquês membro da tal Sociedade dos Amigos do Brasil precisou vir aqui em 1965, e, como um detetive, vasculhar e encontrar o caixote esquecido no subsolo do **Palácio da Alvorada**. Só então, o **Ministério da Marinha** construiu um pequeno espelho d´água pra ela, bem em frente a entrada de sua sede, na Esplanada dos Ministérios. Finalmente, em 13 de dezembro de 1965 foi inaugurada a escultura com uma solenidade em comemoração à Semana da Marinha. Já no ano seguinte, nossa Pequena Sereia recebeu a visita da **Princesa Margarida da Dinamarca** (hoje, Rainha Margarida II)

Confesso que mesmo morando há décadas em Brasília, só fui no Ministério da Marinha para conhecer e fotografar a Sereia em 13 de dezembro de 2020. Nem os marinheiros que faziam a segurança do local sabiam me dizer do que se tratava aquela peça em bronze. Até porque a placa com o texto do oferecimento gravada na rocha em que a Sereia está sentada não estava lá. Nela estaria escrito: _“Ano de 1960 — Sereiazinha doada ao Brasil pelos Amigos da Dinamarca, em admiração à iniciativa de Brasília, recordando a tradicional cortesia da Marinha de Guerra do Brasil para com a Sereiazinha de Copenhague, sob os auspícios do Governo Real da Dinamarca pela Sociedade dos Amigos do Brasil na Dinamarca”_.

Se você não conhece, vale muito a pena ir lá fazer um afago na triste Sereiazinha, já que ela permanece no jardim do Ministério da Marinha, bem abandonadinha, **esquecida e sem água no espelho**, quem sabe esperando que algum príncipe candango apareça para levá-la pra um local com mais destaque que ela tanto merece.

E agora, escrevendo esta coluna para o **GPS|Lifetime**, me dei conta de uma incrível coincidência: eu estive lá para conhecer a Pequena Sereia no dia exato do aniversário de 55 anos de sua inauguração, sem ter a menor ideia disso. **Há coisas que não se explicam em Brasília**.

João Vicente Costa

Posts Recentes

Nova viagem da Four Seasons custa mais de R$ 1 milhão por casal

Experiência em private jet da rede de hotéis de luxo passa por nove países em…

23 minutos ago

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

13 horas ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

13 horas ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

14 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

14 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

15 horas ago