Um dos assuntos abordados pelos jornalistas Jorge Eduardo Antunes e Caio Barbieri durante entrevista exclusiva com o governador Ibaneis Rocha (MDB) foi a aguardada nomeação dos policiais militares e civis que passaram nos últimos concursos. Ibaneis deixou claro sua vontade de contratar o máximo de profissionais que conseguir e que isso deve acontecer nos próximos meses. A entrevista foi fruto de uma parceria com o portal GPS|Brasília e as rádios JK FM e Mix FM Brasília.
Segundo o governador, está sendo feito um levantamento para que o governo haja com responsabilidade a respeito da questão orçamentária. “Nós tivemos que fazer um enxugamento dos orçamentos da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e da Policia Civil para comportar o maior reajuste da história dessas corporações no Distrito Federal, recompondo uma questão histórica que é a equiparação com a Polícia Federal”, explicou.
O anúncio da equiparação salarial entra as forças de segurança foi feito em fevereiro. Com o aumento, o salário líquido de delegados de classe especial e coronéis, os cargos mais altos nas corporações, passará de R$ 19,5 mil para R$ 26 mil.
Assista:
Nomeações em breve
A expectativa é que essas nomeações saiam em junho, mas Ibaneis explicou que aguarda a conclusão do estudo para dizer uma data certa, além da quantidade exata de novos profissionais que serão convocados.
“A minha vontade é convocar todos, primeiro porque nossa Policia Militar é uma das mais bem preparadas do Brasil, assim como nossa Policia Civil, que é uma das que mais esclarece crimes no âmbito federal. Portanto, a minha vontade é de fazer a contratação do maior numero possível”.
O governador concluiu dizendo que a ideia é que no início do ano que vem os brasilienses já tenham novos policiais formados e a disposição da população. “Podem ficar tranquilos, em breve anunciamos quantos e quando serão nomeados”.
Até o momento, mais de 5 mil policiais já foram nomeados para recompor as forças de segurança do DF desde o inicio da gestão de Ibaneis, em 2019.