GPS Brasília comscore

A importância de um nutricionista em tempos de fake news

Publicado: Atualizado:

As pessoas **compartilham** cada vez mais informações nutricionais nas mídias sociais. Infelizmente, muito do que se passa no _feed_ de notícias é completamente **impreciso**. Por exemplo: não, a **margarina** não foi originalmente inventada como um alimento para engordar perus, e não, não os matou.

Esse tipo de informação (ou seria desinformação?) gera **preocupações desnecessárias**. Há muitas informações sem fundamentos científicos transmitidas no meio virtual, as chamadas _”Fake News”_, ou notícias falsas, e não apenas sobre nutrição. E é aí que a presença do profissional toma **relevância**: além de portarem a formação adequada para tratar sobre alimentação, também têm condições de _checar os fatos_ criticamente.

Em um mundo de **celebridades de TV** e **mídias sociais** dando conselhos sobre saúde e nutrição, como saber se o que eles dizem é verdade? Faço aqui algumas considerações:

**- 1- Questione tudo aquilo que parece bom demais para ser verdade:** Desconfie de pessoas dizendo que um produto ou alimento pode _mudar completamente sua vida-. Se eles disserem que isso pode prevenir ou curar muitos tipos de doenças, é mais provável que não seja verdade. A alimentação e nutrição ajudam o corpo a permanecer **forte e saudável**, entretanto, precisamos de mais de um alimento ou produto para nos mantermos integralmente saudáveis. Comer uma ampla variedade de frutas, legumes, grãos integrais, laticínios e proteína magra é importante para oferecer ao organismo os nutrientes que necessita. Se você escutar conselhos que pareçam bons demais para serem verdade, provavelmente não serão. _Nenhum alimento isoladamente o deixará 100% saudável_!

**- 2- Pondere se é uma mudança que você pode fazer a longo prazo:** Há muitos modismos alimentares que podem ajudar no _emagrecimento_. Comer uma quantidade restrita de **carboidratos** ou limitar bastante as **calorias** pode fazer você perder peso rapidamente, mas não é uma mudança _sustentável_ para o resto da vida. Além disso, pode fazer muito mais mal do que bem. Procure por mudanças positivas que sejam exequíveis e _duradouras_, como **se exercitar** por quinze a trinta minutos todos os dias ou _comer sobremesa apenas uma vez por semana_. **Concentre-se no que você pode fazer**, não no que você não pode.

**- 3- Outro ponto: é caro?** As celebridades ganham dinheiro usando sua fama para comercializar produtos. Se você assistir TV, verá muitas pessoas famosas _tentando vender algo para você_. A maioria **não estudou** nutrição e, portanto, não será a origem mais adequada de informações. Se uma pessoa está vendendo um item que é caro, provavelmente está usando isso como uma fonte de renda, ao invés de um **estilo de vida**. Desconfie do que eles dizem e questione o quanto sabem sobre o assunto.

– 4- Discuta se a informação ou produto que chegou até você ajudará a fazer uma mudança a **longo prazo** que não irá _drenar sua carteira_. Se a resposta for não, pondere se este produto realmente é bom demais para ser verdade, assim você poderá identificar uma potencial _Fake News_.

A evolução das comunicações científicas em um ambiente cada vez mais digital é uma realidade inexorável, sobretudo, em uma era _pós-verdade_, na qual a ciência da nutrição enfrenta desafios crescentes para fornecer _notícias equilibradas, precisas e confiáveis_. Uma das funções do nutricionista no ambiente virtual é identificar formas úteis de promover informações **confiáveis** que possam superar dados falsos: desinformação, opinião disfarçada de fato e outras comunicações não verdadeiras. O combate ao engano intencional exige _estratégias ousadas_ e inovadoras, sem apelar às posturas eticamente discutíveis.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.