GPS Brasília comscore

A importância de cuidar da sua voz – e como fazer isso

A voz deve ser cuidada por todas as pessoas como qualquer função do corpo humano

Compartilhe:

Você sabe a importância de **cuidar da voz e do poder dela na comunicação humana**? Responder essa pergunta pode ser mais fácil para algumas pessoas e para outras nem tanto. Contudo, entre muitos profissionais, como **professores, cantores, vendedores, dirigentes religiosos**, entre tantos outros, cuidar da voz é como zelar seu instrumento de trabalho.

A fonoaudióloga **Vanessa Falbo Simões Mariano**, do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Braz Cubas, explica que a nossa voz é uma importante ferramenta do corpo que permite as pessoas se comunicarem de forma **oralizada**.

No entanto, apesar de ainda ser um conhecimento pouco difundido, a voz deve ser cuidada por todas as pessoas como qualquer função do corpo humano, **independentemente de serem profissionais da voz**. “_Da mesma forma que as pessoas se atentam com a pressão arterial, membros inferiores para andar e superiores para _levar o talher à boca pra comer, escrever ou simplesmente mexer no celular_, cuidar da voz é cuidar da expressão do nosso pensamento e do nosso maior meio de comunicação_.”

Vanessa destaca que a comunicação humana se faz presente para a maioria das pessoas através da fala e, para isso, depende da qualidade da voz para ser efetiva. “**_Uma voz fraca ou rouca nem sempre passa a credibilidade e expõe a mensagem de forma clara e precisa como o falante deseja_**”.

Levando isso em conta, a profissional aponta os cuidados que os indivíduos devem ter com a voz durante a sua rotina:

– **Boa alimentação e rotina de descanso**. Esses dois fatores são bastante favoráveis à boa produção vocal;
– **Evitar o uso de substâncias lícitas ou ilícitas.** Cigarro, narguilé, bebidas alcoólicas e outras drogas, cada uma tem um impacto diferente na produção da voz e são igualmente danosas a ela;
– **Evitar competição sonora**. Não falar muito alto para ser ouvido em ambiente muito ruidoso; – **Evitar ambientes com ar-condicionado**. Esses ressecam a mucosa e dificultam a vibração das pregas vocais;
– **Tomar bastante água**. Ao hidratar o corpo a pessoa está consequentemente hidratando a mucosa das pregas vocais. Lembrando que a água não passa pela laringe;
– **Manter a postura ereta quando for falar** por um longo período e evitar roupas apertadas na região do pescoço e tórax, que podem impedir ou dificultar a produção vocal.