GPS Brasília comscore

“A ideia é eleger entre quatro e cinco deputados em 2026”, diz presidente do União Brasil-DF

No Distrito Federal, Federação União Progressista nasce com a meta ambiciosa de ampliar suas bancadas na Câmara Legislativa e no Congresso Nacional

A criação oficial da Federação União Progressista (UPb), resultado da união entre o União Brasil e o Progressistas, ocorreu nessa terça-feira (19) com forte protagonismo do Distrito Federal. O evento reuniu importantes lideranças nacionais, mas teve como destaque a expressiva participação de representantes políticos da Capital Federal, que reforçaram o compromisso de ampliar a representatividade do DF no cenário nacional.

Com a presença de dirigentes locais e regionais, o DF demonstrou força e articulação dentro da nova federação. A vice-governadora do DF e presidente regional do Progressistas, Celina Leão, marcou presença ao lado do presidente do União Brasil-DF, Manoel Arruda. Também integraram a comitiva local o deputado distrital Eduardo Pedrosa, único representante do União Brasil na Câmara Legislativa do DF, além de Neide Neiva, presidente do União Brasil Mulher-DF e vice-presidente regional do partido, e Geovani Pedroso, do União Brasil Jovem-DF.

Durante a cerimônia, lideranças do DF destacaram a importância da UPb como um novo instrumento para fortalecer as pautas da população brasiliense no Congresso Nacional. A federação já nasce com 109 deputados federais e 15 senadores.

A solenidade contou com uma mesa diretora composta por nomes de peso da política nacional, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o presidente do Progressistas, Ciro Nogueira; e o vice-presidente do União Brasil, ACM Neto. Entre os governadores presentes, Ibaneis Rocha representou o Distrito Federal, reforçando o peso político da capital na nova configuração partidária.

“Hoje temos três deputados distritais. A ideia é eleger entre quatro e cinco em 2026. Queremos eleger pelo menos dois deputados federais e a nossa majoritária Celina Leão. Não tenho dúvidas de que essa federação cria a oportunidade de um grande projeto para o país, e o DF será peça fundamental nesse processo”, declarou Manoel Arruda, presidente do União Brasil-DF.

A vice-governadora Celina Leão destacou a maturidade política demonstrada na formação da federação. “A criação da federação demonstra a maturidade de dois partidos que dialogaram e discutiram muito. Eu acredito que essa federação vai mudar a cara do Brasil, porque hoje ela se torna a maior força política do país. Nosso trabalho agora será em equipe para atender aos anseios do cidadão.”

Já Neide Neiva, presidente do União Brasil Mulher-DF e vice-presidente do União Brasil-DF, a federação representa um avanço significativo também para a representatividade feminina.

“Este é um passo histórico também para as mulheres. A federação nasce com o compromisso de ampliar espaços de liderança feminina e de fortalecer a participação das mulheres na política, especialmente no Distrito Federal.”

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI