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A Grande Muralha: GWM chega a Brasília

A GWM chega com operações comandadas pelo Grupo Jorlan, que tem 76 anos de história. Juntos, conectam o tradicional e o futurista, com modelos recheados de tecnologia disruptiva
Foto: JP Rodrigues

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A Muralha da China, ou A Grande Muralha, é impactante. Com 21 km de extensão e oito metros de altura, sua imponente marca na história mundial foi a inspiração para o nome escolhido pela montadora Great Wall Motors, ou GWM, que surgiu em 1984. Forte no mercado automobilístico chinês, é especialista em SUVs. A linha da marca no Brasil agrega um pacote tecnológico acima da média e modelos recheados de equipamentos desde as versões de entrada.

A tradição do Grupo Jorlan e a modernidade da GWM se encontraram em um projeto ambicioso. As concessionárias da marca chegaram a Brasília, e os produtos são competitivos. A chancela do conglomerado de revendas é importante para mostrar que os carros chineses estão em um momento importante, com mais qualidade e valor agregado.

Mais de 300 grupos se inscreveram para serem representantes da marca chinesa, mas apenas 28 foram selecionados. Entre eles, a Jorlan, um conglomerado com 76 anos de experiência, sendo cinquenta anos presente na capital federal.

 

ORA 03

O mais recente lançamento da GWM promete aquecer o mercado de elétricos. O ORA 03 é um compacto 100% elétrico com preço de tabela de R$ 150 mil na versão Skin. É um modelo capaz de rodar 310 km com uma recarga segundo o ciclo WLTP. São 171 cv de potência e uma bateria de 48 kWh, com opção de carregamento rápido de 30% a 80% em 30 minutos. O motor é suficiente para levar o carro aos 100 km por hora em 8,2 segundos. Trata-se de um desempenho de esportivo, com o torque de 25Kgfm e instantâneo, o que é característico dos motores elétricos.

O modelo da GWM possui itens como rodas aro 18, central multimídia com conectividade Apple Carplay e Android Auto e faróis e lanternas full led. A segurança é reforçada com controle de cruzeiro adaptativo, um sistema que identifica as placas de velocidade, frenagem autônoma de emergência e sistema de manutenção de faixa.

O ORA 03 GT possui a mesma motorização, mas com bateria de 63 kWh. Esse upgrade eleva a autonomia para 400 km também pelo ciclo WLTP. O preço para essa versão é de R$ 184 mil. O GT traz também um visual mais esportivo, com rodas e para-choques exclusivos, além de apliques em vermelho, teto solar, e sistema de massagem nos bancos.

 

Haval H6

Os primeiros modelos a virem ao Brasil são da linha Haval H6, um SUV de luxo que tem três versões: HEV, PHEV e GT. Em todas elas, o modelo já vem com itens de segurança como controle de cruzeiro adaptativo, alerta e frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção de faixa e desvio inteligente, que afasta o veículo durante ultrapassagem de caminhões.

Os preços do H6 começam em R$ 214 mil, no modelo híbrido convencional. Com potência combinada de 243 cv. O motor a gasolina é 1.5 turbo com injeção direta de gasolina, funcionando pelo ciclo miller que reduz consideravelmente as emissões de gases.

Com valor tabelado de R$ 269 mil, o PHEV pode ser recarregado na tomada. O Powertrain dianteiro que combina motor a combustão com o sistema híbrido DHT a um motor elétrico no eixo traseiro, possibilita 7 modos de condução, incluindo o modo AWD 4×4. Esse conjunto combinado rende 393 cavalos e torque de 77,7Kgfm. É possível rodar até 170 km no modo 100% elétrico. Essa é uma característica que favorece a rodagem na cidade, onde prevalecem os trajetos curtos.

Na também híbrida plugin GT, a carroceria coupé é exclusiva e o padrão de acabamento é superior. O topo de linha custa R$ 315 mil e agrega som premium, pneus Michelin e bancos dianteiros com ajuste elétrico e ventilação, um diferencial em carros vendidos no Brasil. Além disso, o veículo conta com reconhecimento facial que identifica imediatamente o condutor e, assim, altera os ajustes de modo de condução e preferências do sistema. A câmera atua, inclusive, como sensor de fadiga, distração e ação perigosa, enviando alertas para o condutor.

 

Chegada

A nova onda de carros chineses é forte. A GWM comprou a fábrica da Mercedes em Iracemápolis, São Paulo, e vai montar os veículos em solo brasileiro nos próximos anos. Os importados, da linha Haval, já demonstraram força. No início do ano, a pré-venda ainda era feita exclusivamente pela internet, com modelos exibidos em shoppings. Os test-drives eram levados até os interessados. Embora o modelo soe pouco convencional para uma parte dos consumidores, o sucesso de vendas veio. Os clientes pagavam o sinal antes mesmo de saber o valor final dos carros.

“São vários os motivos para a Jorlan ter embarcado nesse projeto. Um deles é a tecnologia que vem nesses produtos, não apenas em relação à eletrificação. São veículos de alto valor agregado, que entregam muito mais do que os concorrentes, mesmo em faixas de preço mais altas”, explica o diretor de operações do Grupo Jorlan, João Batista Leite Costa.

O grupo inaugurou um showroom no setor de concessionárias do Aeroporto Internacional de Brasília O espaço foi batizado de Jorlan-ev, em referência a electric vehicle (veículo elétrico, em português). É diferente das revendas tradicionais e tem uma pegada moderna, com ares de lounge. Em setembro, foi inaugurada a concessionária completa, que inclui serviços de pós-venda, será inaugurada no SIA Trecho 2.

A GMW Poer deve ser a primeira pickup eletrificada fabricada no Brasil. O modelo será vendido na América Latina e será híbrido, com um motor flex e um propulsor elétrico. O etanol é uma novidade na marca chinesa e a caminhonete será o primeiro veículo bicombustível desenvolvido pela montadora.

“Estamos comprometidos a liderar as mudanças na indústria automotiva e no comportamento dos consumidores. Além de reduzir as emissões de carbono, ajudar a construir um meio-ambiente limpo e sustentável”.

 

Aeroporto Internacional de Brasília, Setor 07 – Lago Sul
SIA Trecho 2 -lote 320 /340 Sia Sul
@gwmbrasilia

 

*Matéria escrita por Daniel Cardozo para a revista GPS 37