GPS Brasília comscore

A evolução dos vinhos chilenos

Que os **brasileiros** adoram um **vinho chileno**, não é novidade. Não é à toa que o país lidera as **importações** da bebida. No _ranking_ dos vinhos importados para o Brasil, o Chile está na **liderança** absoluta há mais de dez anos. Cerca de 43% dos vinhos consumidos aqui vem de lá.

O Brasil é hoje o principal destino das **exportações** chilenas de vinhos no mundo. E não é só aqui. O vinho chileno é um dos mais **famosos** do mundo. Cerca de 70% de tudo o que eles produzem é exportado. O país, a cada ano, evolui mais na **vitivinicultura**, mas enfrentou alguns desafios até conquistar esse posto!

A história da produção dos vinhos chilenos tem origem em 1550, com a chegada dos **colonizadores** **espanhóis**, que trouxeram na bagagem a bebida e também algumas videiras. Os vinhos eram elaborados para consumo próprio e para as **missas**, sendo usado também na **evangelização** dos nativos. História bem parecida com a nossa.

![(Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/baronesa_b4ea61de7c.jpg)

Quando o país conquistou a **independência**, em 1818, os chilenos que possuíam maior poder aquisitivo viajavam para a **França** e de lá, trouxeram novos **hábitos** que acabaram influenciando na produção de vinhos e transformando a produção da bebida em um negócio **lucrativo**.

Mas em 1863, o mundo do vinho se viu diante de uma das maiores **tragédias** de sua história: a **Filoxera**, uma **praga** que destruiu vinhedos em todo o planeta, menos no Chile. O grande lance do país é a **geografia** bastante favorável, que possui uma barreira de **proteção** natural garantida pelo Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, que manteve os parreirais chilenos protegidos e resistentes à praga.

Uma das consequências disso tudo foi a redescoberta de uma casta que se pensava estar extinta: a **Carménère**. A variedade foi identificada em 1998, através de testes e estudos. Foi aí, que o Chile ganhou fama mundial.

Hoje, o país possui mais de 800 vinícolas e tem 80% de sua produção **sustentável**. São 18 vales produtores, o que faz do país o 8º maior produtor mundial de vinho e 4º maior exportador de vinhos.

![(Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/chilean_vineyards1_c5559542aa.jpg)

Embora seja a mais famosa e conhecida, apenas 7,6% da plantação é de Carménère. Lá, a uva mais plantada é a **Cabernet Sauvignon** com 29,5%; seguida pela **Sauvignon Blanc** com 11,2%; **Merlot** com 8,6% e **Chardonnay** com 8,2%.

Em uma das minhas idas à São Paulo, tive a oportunidade de participar de uma **degustação** promovida pela _Wines of Chile_ com várias vinícolas **ultrapremium** do país. Foi muito interessante degustar vinhos ícones de cada uma delas e comprovar o **potencial** desses rótulos.

Começamos com o S7 Single Block, da tradicional Casa Silva. Um vinho 100% Carménère com uma proposta **moderna** para os amantes desta casta. Outro clássico foi o **Vértice** da Ventisquero, com 50% Carménère e 50% Syrah, um vinho que amadurece por 22 meses em barricas de carvalho francês. Apesar de ser da safra 2019, o vinho estava redondo, pronto para ser apreciado, mas tem um potencial de guarda, de pelo menos 15 anos.

Um dos vinhos que me chamou muito a atenção foi o **Acrux**, um ícone da vinícola Sutil. Complexo e elegante com aromas de frutos vermelhos maduros, é um _blend_ delicioso composto de Carmenère 38%, Cabernet Sauvignon 25%, Cabernet Franc 12%, Merlot 10%, Malbec 10% e Petit Verdot 5%. Uma explosão de **aromas e sabores**.

![(Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/acrux_13c95679f4.jpg)

Outro rótulo que se destacou, na minha opinião, foi o Gê da Emiliana, é o vinho mais pontuado da vinícola. A essência mais pura do comportamento de cada casta no terroir dá origem a este blend de Syrah, Carmenere e Cabernet Sauvignon, que é intenso em aromas e sabores.

Teve ainda o badalado e famoso **Purple Angel** da Vinos Montes, um dos grandes ícones entre os vinhos chilenos e uma das maiores expressões da casta Carménère. Esse vinho delicioso, com **estrutura, densidade**, mas muita **elegância**, algo raro entre os vinhos do Novo Mundo, principalmente os mais comerciais desta casta.

Teve também o **Cerro Basalto** da Viña Koyle, uma vinícola nova, que nasceu em 2006, com a proposta de produzir vinhos de alta qualidade e posicionar a vinícola como referência em manejo **biodinâmico** e com o uso de métodos **sustentáveis** no processo de cultivo, produção e manutenção dos vinhedos.

Outros rótulos degustados foram o **Andetelmo** 2017 da Viña El Principal, um corte de Cabernet e Petit Verdot de vinhedos antigos; o badalado Caballo Loco, da Valdivieso; o Quelen da Perez Cruz, outra vinícola que eu amo; o Maquis Franco da Maquis Wine; o Le Dix de LosVascos, um vinho complexo e elegante. Finalizando a lista dos vinhos provados está a Baronesa P, da Escudo Rojo, um vinho que homenageia a grande Baronesa Philippine de Rothschild, responsável pela expansão de Baron Philippe de Rothschild no Chile com os projetos Almaviva e Escudo Rojo.

Morei no **Chile**, em Santiago, por um bom período e já voltei ao país algumas vezes. Por isso posso falar de carteirinha como é nítida essa **evolução** deles na vinicultura! _Vida longa ao Chile e seus excelentes vinhos. Salud! _

Veja também

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

É um filme de terror, vampiros, ação, drama ou musical?

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.