GPS Brasília comscore

“A escola vem se atualizando às novas necessidades”, diz diretora da Montessori

Márcia Fatureto conversou com o GPS | Brasília sobre a método montessoriano e a inclusão da língua inglesa desde cedo
GPS Entrevista - Marcia Fatureto Diretora Pedagógica Montessori
Márcia Fatureto (Foto: GPS | Brasília)

Compartilhe:

No cenário educacional contemporâneo, a Escola Montessori destaca-se como um ambiente que adota um método antigo, porém inovador e revolucionário. O GPS| Brasília conversou Márcia Fatureto, diretora pedagógica da instituição, para explorar mais a fundo como a abordagem Montessori transforma a educação da Capital. 

A Montessori não apenas preserva os princípios essenciais do método montessoriano, mas também incorpora inovações para atender às demandas contemporâneas. Uma dessas incorporações notáveis é a parceria com a Casa Thomas Jefferson, um renomado centro de ensino de língua inglesa em Brasília. 

Confira os melhores momentos desse bate papo:

Paula Santana: Quem foi Maria Montessori?

Márcia Fatureto: Montessori foi uma grande estudiosa, Também foi a primeira mulher médica na época dela. Ela era uma pessoa que gostava muito de observar as crianças e, principalmente, as que tinham dificuldades de aprendizagem. Observando a dificuldade dessas crianças, ela começou a desenvolver alguns materiais bem específicos para que essas crianças pudessem aprender. Hoje é o que nós chamamos de materiais montessorianos.

A escola trouxe a Casa Thomas Jefferson para dentro da sala de aula. Como funciona a inserção da língua inglesa hoje?

Nós sabemos que o mundo está evoluindo muito rápido. As coisas estão acontecendo e as informações chegam para as crianças também de uma forma muito rápida. E a escola? A escola vem se atualizando às novas necessidades. Então, a Casa Thomas Jefferson, assim como outros projetos que nós trouxemos, foi muito bem vinda pelas crianças. Hoje há uma grande necessidade de você ter posse de uma segunda língua. 

O contato com a língua inglesa funciona a partir de qual idade?

A partir de três anos nós já temos esse primeiro contato. Então, com a língua é através de cards, através de imagens, através da oralidade. É um primeiro contato, assim, de uma forma muito lúdica. E as crianças já vão começando a se apropriar dessa segunda língua.

Veja a entrevista completa abaixo: