GPS Brasília comscore

“É preciso defendê-la todos os dias”, diz Lula sobre os 40 anos da redemocratização do Brasil

Presidente destacou avanços nas últimas décadas e afirmou que é preciso proteger o País contra ameaças

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou neste sábado (15) a necessidade de defender a democracia diariamente contra aqueles que, segundo ele, “planejam a volta do autoritarismo”. A declaração foi feita na data que marca os 40 anos do início da redemocratização do Brasil, após 21 anos de ditadura militar.

Em publicação nas redes sociais, Lula destacou a importância histórica do período iniciado com a posse de José Sarney (MDB) na Presidência da República, em 15 de março de 1985, após a eleição indireta de Tancredo Neves pelo Congresso Nacional.

O presidente afirmou que Sarney governou sob “constante ameaça dos saudosos da ditadura”, mas criou as bases para a Constituição de 1988 e o fortalecimento das instituições democráticas.

“Sem a democracia, nada disso seria possível. Por isso, é preciso defendê-la todos os dias daqueles que, ainda hoje, planejam a volta do autoritarismo. É preciso mostrar às novas gerações o que foi e o que seria viver novamente sob uma ditadura, e ter todos os direitos negados, inclusive o direito à vida”, declarou Lula.

A fala do petista ocorreu no mesmo dia em que Sarney, aos 94 anos, participou de um seminário em Brasília sobre os 40 anos da redemocratização, promovido no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. Durante o evento, o ex-presidente ressaltou a solidez das instituições democráticas brasileiras diante de “acontecimentos danosos”.

A declaração ocorreu em meio à análise, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por tentativa de golpe de Estado. O julgamento está previsto para começar no dia 25 de março.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)

Democracia como único caminho

Também presente no evento, a ministra do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirmou que a democracia é “a única opção para viver em liberdade”. Segundo ela, apesar dos avanços desde 1985, ainda há desafios, especialmente na garantia dos direitos das mulheres.

“Uma mulher é morta no Brasil a cada seis horas. Isso significa que vivemos em uma sociedade ainda complacente com todas as formas de violência contra a mulher”, alertou a ministra.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também destacou a importância da democracia. Podemos celebrar, mas nunca esquecer: a democracia é um bem inegociável”, escreveu em uma rede social.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.