O Pavilhão da Bienal se consagrou como o epicentro da arte e do design na capital paulista com a 21ª edição da SP-Arte, a maior feira do setor da América Latina. Nesse universo, além dos duzentos expositores, artistas, galeristas, designers, curadores, colecionadores, pesquisadores e milhares de apreciadores emergiram numa programação variada.
Assim como em edições anteriores, o GPS|Brasília acompanhou de perto tudo que rolou na feira, a convite do Iguatemi Brasília. Representando a empresa brasiliense, Paula Santana, jornalista e sócia-fundadora do grupo GPS, participou dos acontecimentos do super evento.
Com vinte anos de existência, o SP-Arte contou com o patrocínio do Iguatemi em 16 edições, incluindo a de 2025. Além do incentivo ao evento, a participação do grupo reflete no fomento do mercado de colecionadores, já que, em todos os anos, compra uma peça e a doa para alguma instituição de arte, em geral, para a Pinacoteca. Essa prática desperta o interesse em outras organizações de realizarem o mesmo.

Beatriz Milhazes

Bárbara Migliori
Sobre o impacto do encontro com duração de cincos dias, Fernanda Feitosa, fundadora da feira, compartilhou ao GPS|Brasília: “Entre os temas refletidos nos trabalhos presentes está o questionamento sobre em que ambiente iremos viver no futuro e com que tipo de mobiliário iremos interagir. Apesar de estarmos em uma época de muitos conflitos, a nova geração está pedindo pela diversidade”.
Em 2025, o SP-Arte contou com o trabalho de 81 designers, um número maior do que em 2024, com destaque para 16 estreantes. Participam pela primeira vez gigantes do design brasileiro reconhecidos internacionalmente, como Attom, de Carlos Motta, e Sergio Rodrigues Atelier, ao lado de expositores recorrentes como Etel e Jacqueline Terpins.

Fernanda Feitosa
No setor Arte, participam 102 galerias, com nove estreantes e 12 internacionais.
Entre as novidades da 21ª edição, junto com os parceiros Arauco, Sauer e Artefacto, a feira lançou dois prêmios do setor, anunciados no primeiro dia. São eles: Erik Bonissato, fundador da Bonni; Assimply, estúdio de design; e Mayara Ferrão, artista revelação representada pela galeria VERVE.
O terceiro andar do Pavilhão se transformou em um palco, onde ocorreram talks com artistas consagrados. Na Arena Iguatemi, novo espaço, uma programação inédita de debates sobre mercado e colecionismo com convidados nacionais e internacionais, como Beatriz Milhazes e Pollyana Quintella, atraiu os visitantes. Por lá, docinhos e champagne também estavam à disposição durante o dia todo.
Ainda no terceiro andar foi aberto um lounge relax, onde os convidados podiam descansar para aproveitar a feira de forma mais intensa e completa.
“A feira vive um momento potente de encontros. Conhecer artistas do Norte e do Nordeste, além daqueles de outros países, como da África, é fundamental”, completou Fernanda.
Vale ressaltar que, neste ano, o número de galerias internacionais no evento foi inferior em comparação aos outros anos, em decorrência das taxas impostas pela Receita Federal aos artistas internacionais.
Mais uma vez, o GPS, ao lado do Iguatemi Brasília, viveu essa experiência abrangente e que se consolida como a maior de arte e design da América Latina. Confira os highlights: