Localizado no centro de São Paulo, o restaurante A Casa do Porco foi o único brasileiro que conseguiu integrar a lista dos 50 melhores do mundo em 2023. Os nomes foram anunciados pelo The World’s 50 Best Restaurants, em cerimônia realizada em Valência, na Espanha. O primeiro lugar ficou com o Central de Lima, no Peru. A premiação é feita por um júri anônimo e é considerada uma das maiores honrarias da cozinha.
Comandada pelos chefs Jefferson e Janaina Rueda, A Casa do Porco havia ocupado o 7° lugar na seleção de 2022. Como sugere o próprio nome, o empreendimento foca em cardápio com carnes suínas de todas as partes do animal. Com menu degustação e à la carte, o restaurante vem investindo em uma ementa vegetariana e incluiu recentemente alimentos como sushi de cogumelos e torresmos de queijo. A casa também oferece sushi de papada de porco e torresmo de pancetta, além de ossobuco com sopa de cebola.
Central
Também eleito o melhor da América do Sul, o empreendimento foi inaugurado, em 2008, por Virgílio Martínez. A casa conta com uma experiência gastronômica requintada baseada na culinária peruana.
Para escolher os ingredientes, Martínez e sua esposa, Pía León, viajam por vários lugares conhecendo produtores e experimentando produtos para servi-los aos clientes. Os pratos levam em consideração a origem dos itens. Chamado Água Amazônica, o menu é elaborado com peixe pacu, melancia e folha de coca.
Após o Central, o segundo colocado foi o Disfrutar, de Barcelona. O restaurante conta com as habilidades dos chefs Oriol Castro, Eduard Xatruch and Mateu Casañas. O menu da casa muda em alguns períodos do ano, surgindo novas opções constantemente. Um dos pratos é o Panchino, recheado com caviar e cream cheese.
Em terceiro lugar está o restaurante espanhol Diverxo, que tem à frente o chef Dabiz Muñoz, conhecido pela sua criatividade na hora de preparar e montar os 12 menus oferecidos.
Confira os 10 primeiros colocados no ranking de 2023:
- Central, Lima (Peru);
- Disfrutar, Barcelona (Espanha);
- DiverXO, Madrid (Espanha);
- Asador Etxebarri, Atxondo (Espanha);
- Alchemist, Copenhague (Dinamarca);
- Maido, Lima (Peru);
- Lido 84, Gardone Riviera (Itália);
- Atomix, Nova York (Estados Unidos);
- Quintonil, Cidade do México (México);
- Table by Bruno Verjus, Paris (França).