A derrota do Los Angeles Lakers foi apenas um detalhe na madrugada desta quarta-feira, na Crypto.com Arena. O placar de 133 a 130, favorável ao Oklahoma City Thunder, foi ofuscado pelo recorde obtido por LeBron James, mais novo recordista de pontos na história da NBA. O astro dos Lakers celebrou o feito em quadra, antes mesmo do fim da partida, e foi ovacionado pelos fãs. Até mesmo Kareem Abdul-Jabbar, ex-recordista, exaltou LeBron.
“_Estar na presença de uma lenda como ele significa muito para mim. Sinto muito orgulho por isso_”, comentou LeBron, dono de 38 390 pontos, marca que supera os 38.387 de Abdul-Jabbar. O ex-jogador de 75 anos estava na primeira fila da arquibancada para acompanhar o novo recordista.
“_A carreira do LeBron é uma daquelas de quem planejou dominar o jogo. Ele teve o tamanho e o talento para subir no degrau da NBA e, imediatamente, encontrou resultados. E isso já faz 20 anos. Ele tem aquela indefinível essência que nós chamamos de liderança, as pessoas querem ser lideradas por ele_”, exaltou Abdul-Jabbar.
Para superar o recorde, LeBron precisava marcar ao menos 36 pontos nesta madrugada. E, ao chegar a esta marca, quando o placar exibia 99 pontos para os Lakers, a torcida explodiu de alegria, apesar da derrota parcial dos Lakers no terceiro quarto O jogo foi paralisado, jornalistas e torcedores invadiram a quadra. E a família de LeBron foi celebrar com o astro.
“_A todos que fizeram parte desta jornada comigo, nos últimos 20 anos, eu apenas quero dizer ‘obrigado’ demais. À NBA, eu agradeço a vocês por me deixarem fazer parte de algo que eu sonhei. Eu jamais poderia sonhar que chegaria a um momento como este, nesta noite_”, disse o astro.
LeBron chegou ao 36º ponto na partida com um “_fade away_”, uma jogada típica sua. Depois, na continuação do jogo, anotou mais dois pontos e terminou com 38. “Eu tive um momento ali e abracei a oportunidade. Ver a minha família e os meus amigos, as pessoas que estão comigo desde que eu comecei esta trajetória na NBA, definitivamente é algo muito emocionante para mim. Sou apenas uma criança de uma cidade pequena de Ohio…”
Os elogios não se restringiram a Abdul-Jabbar. O comissário da NBA, Adam Silver, enalteceu a carreira e os feitos de LeBron. “_Parabéns a LeBron por quebrar um dos recordes mais preciosos de todos os esportes ao se tornar o novo recordista de pontos da NBA. Esta é uma conquista imponente que fala muito sobre a excelência que exibe ao longo de 20 temporadas na liga. É muito incrível que LeBron continue a jogar em alto nível, ainda escrevendo a sua história no basquete._”