GPS Brasília comscore

Lula quer barrar recondução de Daniel de Macedo na DPU

Defensor público-geral é próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Outras 17 indicações do governo passado também foram retiradas

Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem ao Congresso Nacional solicitando a retirada da indicação do defensor público-geral da União Daniel de Macedo para a recondução ao cargo. A mensagem está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (31).

O nome de Macedo era visto com apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e integrantes do atual governo recomendaram a substituição de indicações feitas pelo governo anterior, especialmente de nomes considerados “_bolsonaristas raiz_”.

Macedo chegou ao cargo com ajuda de grupos ligados ao ex-presidente dentro da Defensoria Pública da União (DPU). Na sua primeira indicação ao posto, ele foi apoiado publicamente por políticos ligados ao antigo governo e pela a Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (Anajure), fundada em 2012 com apoio da agora senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra de Bolsonaro.

Outras 17 indicações para diversos cargos feitas por Bolsonaro foram retiradas por Lula. Os cargos desejados pelo petista estão em órgãos como as agências nacionais do Cinema (Ancine), de Mineração (ANM), de Saúde Suplementar (ANS) e de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todas as novas indicações devem ser aprovadas pelo Senado.