GPS Brasília comscore

Galeria de Nova York abre mostra de Tunga com trabalhos inéditos

Uma síntese histórica da obra do escultor pernambucano **Tunga** (1952-2016) por meio de obras referenciais na carreira do artista é o que pretende a exposição _Vê-nus_, primeira mostra do artista na galeria Luhring Augustine em Nova York desde sua morte, em 2016. Com mais de 60 trabalhos, muitos deles inéditos, a mostra é uma **retrospectiva** que apresenta as relações e desdobramentos que se metamorfoseiam desde a década de 1970 – Tunga realizou sua primeira individual em 1974 no _Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro_ (MAM/ Rio) -, até pouco antes do seu falecimento.

![Uma das obras na exposição Vê-nus de Tunga](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/obra_venus_tunga_1200x800_e46d0b726f.jpg)

Além do desenho – ao qual se dedicou durante toda sua vida -, sua inquietude artística o levou a outras práticas artísticas.

Os trabalhos reunidos em _Vê-nus_ revelam a dimensão de seus múltiplos interesses que transitavam livremente por diversas áreas do conhecimento, como arte, literatura, ciência e filosofia, e que se integravam todas no seu singular imaginário erótico.

_”Essa erudição produtiva, fluida, inclassificável, se expandia e se fixava em cada ideia e de obra a obra. Esse domínio refinado de interesses deu à obra de Tunga um ar precioso, longamente elaborado e destinado à permanência”,_ observa Paulo Venancio Filho, curador da exposição.

O espaço expositivo apresenta alguns dos momentos mais **significativos** da trajetória, _Eixos Exógenos_ (em que o perfil feminino recortado de um tronco de madeira joga com a alternância entre figura e fundo), até sua última série de desenhos, _From La Voie Humide_ e as esculturas da série Morfológicas.

**Histórico**

Tunga foi um artista performático, escultura e desenhos eram suas principais vertentes. Nascido em Palmares, Pernambuco dem 1952 e faleceu em 2016. Seu nome de batismo é Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão. Formado em arquitetura e urbanismo na Universidade Santa Úrsula.

![Foto: Tiago Queiroz](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/2887_age20160606110_f0026011c3.webp)

Com diversas premiações no mundo da arte, o pernambucano teve uma exposição realizada no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em 1986. No ano seguinte, realiza o vídeo Nervo de Prata, feito em parceria com Arthur Omar (1948). Em 1990, recebe o Prêmio Brasília de Artes Plásticas e, em 1991, o Prêmio Mário Pedrosa da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA pela obra Preliminares do Palíndromo Incesto. Para realizar seu trabalho, investiga áreas do conhecimento como literatura, filosofia, psicanálise, teatro, além de disciplinas das ciências exatas e biológicas

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.