O restaurante Noma, **considerado o melhor restaurante do mundo**, anunciou que vai fechar em 2024. O luxuoso espaço em **Copenhague** é comandado pelo renomado René Redzepi que conseguiu a proeza de reunir **três estrelas Michelin**, o que colocou a Dinamarca no cenário gastronômico mundial. Nas redes sociais, o chef anunciou o fechamento e afirmou que o estabelecimento vai se tornar “_um laboratório de comida em tempo integral_”.
Ocupando, desde 2018, um prédio construído em formato das antigas vilas escandinavas, a casa conta com padaria, pré-produção, cozinha de fermentação, salão, copa de funcionários. A ideia, **após o encerramento**, é de que a equipe passe a maior parte do tempo **desenvolvendo novos pratos e produtos** para o **Noma Projects (o e-commerce da empresa)**, com reservas de jantar abrindo apenas **para clientes selecionados**.

Eleito o **melhor do mundo cinco vezes**, o restaurante foi pioneiro na ideia do novo **jantar nórdico** (uso de produtos locais, culinária hipersazonal e com alto teor de ácido), porém **o modelo é insustentável para o atual mercado gastronômico**. “_Financeiramente e emocionalmente, como empregador e como ser humano, simplesmente não funciona_”, disse Redzepi em entrevistas para a imprensa local.
De qualquer maneira, se você ficou interessado em conhecer o local, ainda está em tempo, pois **ele permanecerá aberto até o final de 2023** oferecendo suas maravilhosas criações. O **menu fechado com harmonização de vinhos**, por exemplo, sai por $5.500KK (coras dinamarquesas) ou **R$4.176** na cotação de hoje, 10. As **reservas podem ser feitas pelo [site do Noma](https://noma.dk/)**, basta clicar com o botão direito do mouse e abrir uma nova página.


