GPS Brasília comscore

Setor hoteleiro comemora resultados após posse de Lula

Mais de 60 delegações ficaram hospedadas nos hotéis da capital, com a presença do rei da Espanha e de 15 presidentes

Compartilhe:

**O setor hoteleiro de Brasília comemora o melhor réveillon desta década, por conta da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).** Ao contrário da tendência dos anos anteriores, quando a ocupação na virada de ano costuma ser de 50%, no máximo, os estabelecimentos estavam sem vaga desde o dia 26. **Com dezendas de delegações internacionais, não havia apartamento para quem não se programou com antecedência.**

Desde setembro, os hotéis vinham se preparando para a virada e a posse, antes mesmo que o País soubesse quem seria o eleito. **Como o movimento tradicionalmente aumenta quando há posse presencial, os valores adotados eram os máximos.** “O setor adotou as chamadas **‘tarifas de balcão’**, o que já era um forte indicador da expectativa de ocupação acima de 90%”, conta o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH) do Distrito Federal, Henrique Severien. “A posse transforma Brasília em uma cidade litorânea a cada quatro anos”, compara.

**No total, a capital recebeu delegações de mais de 60 países e de entidades**, como a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). **Foram 17 presidentes e dois ex-presidentes da República**, dos quais 13 das Américas; quatro primeiros-ministros; quatro vice-presidentes e **o rei da Espanha, Felipe VI**.

Muitos dos chefes de estado tinham agendas marcadas com Lula já para o primeiro dia do ano. **Isso permitiu, por exemplo, encontros paralelos.** Foi assim que **o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, hospedado no tradicional Brasília Palace, almoçasse com o Rei Felipe VI, da Espanha, no salão JK**. Os dois também caminharam pelos jardins do mais antigo hotel da capital, inaugurado antes mesmo da fundação oficial de Brasília, em 21 de abril de 1960.

![Ao lado de Jean Noguera, o presidente do Equador, Guilhermo Mendoza, assina o livro de ouro do Royal Tulip](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Presidente_do_Equador_Guilhermo_Mendoza_abc0e53591.jpeg)

**No hotel ao lado, o Royal Tulip**, ficaram boa parte das delegações visitantes na capital. **Presidentes eram sete:** Guilhermo Lasso, do Equador; Gustavo Petro,da Colômbia; Mario Abdo Benítez, do Paraguai; José Ramos-Horta, do Timor Leste; Filipe Nyusi, de Moçambique; Irfaan Ali, da Guiana; e João Lourenço, de Angola. **O vice-presidente da China, Wang Qishan, também se hospedou ali**, assim como os primeiros-ministros do Mali, Choguel Kokalla Maïga; de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves; e do Marrocos, Aziz Akhannouch.

No Setor Hoteleiro Norte, **o Kubitschek Plaza recebeu a presidente de Honduras, Xiomara Castro**, e os presidentes do Senado de Guiné Equatorial, Teresa Efua Asagonu, e da Jamaica, Thomas Tavares, além do presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, **Jorge Rodriguez, representante de Nicolás Maduro na posse de Lula**.