O brasileiro Thiago Monteiro precisou salvar um match point para avançar às oitavas de final do Masters 1000 de Roma. Ele venceu o sérvio Miomir Kecmanovic, 58º do mundo, por 6/2, 4/6 e 7/6 (8/6) e terá como próximo adversário o vencedor do jogo entre o americano Ben Shelton e o chinês Zhizhen Zhang, que se enfrentam neste domingo (12).
Depois de passar pelo qualificatório, o brasileiro, 106º do ranking mundial, faz a melhor campanha de sua carreira em um torneio desse porte, que oferece mil pontos no ranking ao campeão. No mês passado, Monteiro também passou pelo qualificatório e foi eliminado na terceira rodada do Masters 1000 de Madri, também disputado no saibro.
Com a campanha em Roma, o brasileiro vai voltar a figurar entre os top 100 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Thiago Monteiro tem 29 anos e já chegou a ocupar a 61ª posição, em outubro de 2022.
Em seu segundo confronto contra Kecmanovic, Monteiro começou agressivo e logo fechou o primeiro set em 6/2. A segunda parcial teve apenas uma quebra de saque, a favor do sérvio, que fez 6/4 e empatou o jogo. O set decisivo teve um break point confirmado para cada lado e foi definido no tie-break. O brasileiro evitou a derrota quando sacava em 5 a 6 e depois venceu mais dois pontos para selar a vitória.
THIS. IS. WHAT. IT. MEANS. #ThisIsTennis@dThiagoMonteiro | @InteBNLdItalia | #IBI24 pic.twitter.com/79YHwGQt75
— ATP Tour (@atptour) May 12, 2024
Monteiro vai enfrentar Shelton, 14º do mundo, ou Zhang, 56º, pela primeira vez. O Brasil ainda terá outro representante nas quadras de Roma neste domingo. Na chave de duplas, Thiago Wild e o argentino Sebastian Baez enfrentam o holandês Wesley Koolhof e o croata Nikola Mektic pelas oitavas de final. Os rivais são os cabeças de chave número 7.
Djokovic é eliminado por chileno
O chileno Alejandro Tabilo protagonizou a grande surpresa deste domingo no Masters 1000 de Roma ao vencer o hexacampeão Novak Djokovic por 6/2 e 6/3, em apenas 68 minutos, e avançar às oitavas de final. Tabilo, 32º do ranking, aproveitou o desempenho atípico do número um do mundo no Foro Itálico. Ele quebrou o saque do sérvio quatro vezes e não enfrentou nenhum break point no caminho para a vitória em sua primeira partida contra o líder do ranking. “Ainda estou tentando processar tudo. É uma sensação louca.”
Tabilo avançou às oitavas de um Masters 1000 pela segunda vez na carreira, depois de alcançar essa fase em Indian Wells em 2023. O próximo adversário do chileno em Roma será Karen Khachanov, que derrotou Francisco Cerundolo por 6/2 e 6/4. A vitória sobre Djokovic dá sequência à boa fase de Tabilo. O tenista canhoto de 26 anos ergueu seu primeiro troféu de ponta na abertura da temporada em Auckland (Nova Zelândia) e chegou à final no Torneio de Santiago, em fevereiro.