GPS Brasília comscore

Lula convoca reunião ministerial de urgência para alinhar discursos

O **presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)** convocou para sexta-feira (6), às 9h30, a **primeira reunião ministerial de seu governo**. O objetivo será **alinhar o discurso** com seus auxiliares diretos após ruídos causados por falas divergentes.

Na terça (3), o **ministro da Previdência, Carlos Lupi**, afirmou que iria revisar o que chamou de “_antirreforma_” da Previdência, aprovada em 2019. O discurso foi **mal recebido pelo mercado**, com impactos nos principais ativos. Mais cedo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, **negou que haja qualquer discussão no Executivo** sobre revisar a reforma da Previdência.

Há pouco, a jornalistas no Palácio do Planalto, Rui Costa afirmou ainda que, na reunião, **Lula vai reafirmar que qualquer proposta do governo só tem validade após seu aval**. _”Lula é quem decide, ele teve mais de 60 milhões de votos_”, declarou o ministro, segundo quem todas as propostas também vão passar pelo crivo da Casa Civil.

Para Rui Costa, as energias “_lá em cima_” com a posse são a explicação para as falas de ministros.

**Governadores**

Rui Costa também revelou que a **reunião do presidente Lula com governadores** será no dia 27 de janeiro, no Palácio do Planalto. O encontro é uma **promessa de campanha do petista**, que pretende melhorar a relação do Palácio do Planalto com os entes federativos após os atritos que ocorreram no governo Jair Bolsonaro.

Costa, contudo, evitou dizer se a reunião entre Lula e os governadores vai **tratar de impostos estaduais**. No ano passado, Bolsonaro conseguiu aprovar no Congresso um teto de 17% para o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações. **A lei prevê que a União compense os Estados por parte da perda de arrecadação**, mas o caso foi parar até mesmo no Supremo Tribunal Federal (STF).

“_A pauta é o retorno das relações federativas da União com os Estados e municípios, que ficaram paralisadas durante todos esses anos do governo Bolsonaro_”, declarou Costa.

O ministro da Casa Civil afirmou também que **o governo quer fazer reuniões regulares com os Estados** ao longo do ano, por temas, para dar capilaridade às políticas públicas. Ele disse que Lula ainda se reunirá com os consórcios regionais, como o do Nordeste. De acordo com ele, o presidente espera que os governadores levem seus projetos, mas não há ainda uma pauta específica para o encontro.

Segundo o ministro da Casa Civil, Lula deve visitar algum Estado antes de viajar para a Argentina, seu primeiro compromisso oficial fora do país.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.