A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta, nesta quinta-feira (02), para os moradores das cidades de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, ambas no no Rio Grande do Sul. O órgão de segurança emitiu um comunicado para informar sobre o risco de rompimento da Represa de São Miguel, localizada na região serrana do estado.
Segundo as autoridades locais, as defesas civis de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, juntamente com a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, já estão atuando no processo de evacuação das áreas que podem ser afetadas em caso de rompimento da represa. A orientação é clara para que os moradores deixem as regiões demarcadas em vermelho no mapa e busquem abrigos públicos ou locais seguros.
“É orientação expressa que os moradores de localidades próximas à área em vermelho demarcada no mapa para que deixem os locais de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer”, diz o documento
As autoridades enfatizam que a situação está sendo monitorada de perto e que medidas preventivas estão sendo adotadas para garantir a segurança dos moradores das áreas afetadas, que, além de abrigos, devem procurar rotas de fuga e pontos de encontro de segurança.
Mais cedo, parte da barragem da usina de geração de energia 14 de Julho, na bacia do Rio Taquari-Antas, localizada no município de Cotiporã (RS), na Serra Gaúcha, se rompeu. A cidade fica a cerca de 170 quilômetros de Porto Alegre.
Desde o início das tempestades no território gaúcho, pelo menos 24 mortes foram confirmadas e cerca de 240 municípios afetados pelo volume de chuvas registrados. “O risco geológico também é muito grande”, frisou o governador Eduardo Leite (PSDB).
Veja:
Ver essa foto no Instagram