O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou Érika Souza, sobrinha e cuidadora de Paulo Roberto Braga, conhecido como “Tio Paulo”, por tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver.
Ela responderá por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. Érika ficou nacionalmente conhecida por ter sido gravada levando o idoso, já sem vida, para adquirir um empréstimo num banco carioca.
A denúncia relatou que a acusada levou o tio, já falecido, a uma agência bancária em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), na tentativa de realizar um empréstimo bancário no valor de R$17.975,38.
De acordo com a denúncia, “o crime não se consumou por circunstâncias alheias à vontade da denunciada, uma vez que funcionários do banco, ao perceberem que o idoso não estava bem, acionaram o SAMU e posteriormente constataram o óbito”.
O MP ressaltou que a ação de Érika demonstrou desprezo e desrespeito pelo tio ao tentar se apropriar de valores que não seriam mais utilizados pelo falecido.
Além disso, a promotoria destacou que o “tio Paulo” havia recebido alta de uma internação causada por pneumonia na véspera do ocorrido e ainda estava frágil quando foi levado à agência bancária.
A denúncia levantou a possibilidade de que a conduta da acusada tenha contribuído ou acelerado a morte do idoso ao submetê-lo a esforço físico.
A reportagem não conseguiu contato com a denunciada e com a defesa dela. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Veja:
Sobrinha do “Tio Paulo” passa a ser investigada por homicídio culposo https://t.co/B2JqkU4yM5
— LeoDias 🍿 (@euleodias) May 1, 2024