GPS Brasília comscore

Artigo: ‘Festas de fim de ano: evite a fome social’

A dica é ficar de olho na fome. Você realmente está consumindo determinado alimento por fome ou porque está com vontade de comer?

Compartilhe:

Com o **Natal** e **Réveillon** se aproximando, o que não falta são **confraternização** e **festas**. E claro, que todas elas incluem _drinks_ e **comidinhas** deliciosas. Para muitos, nessa época, é impossível não ganhar uns **quilos** extras. Nesse período, saímos da rotina. **Dormimos** menos, **comemos** mais, **treinamos** menos, tudo isso acaba influenciando na nossa saúde.

A dica para evitar **engordar** nessa época do ano é ficar de olho na **fome**. Você realmente está consumindo determinado **alimento** por fome ou porque está com vontade de comer? Fique atento à **fome fisiológica**, aquela necessidade de ingerir mesmo aquele alimento ou bebida. Ou seja, tente não confundir sua fome **fisiológica** com a **“fome social”** – situação em que, somente por estarmos em ambiente social, repleto de **memórias afetivas**, comemos e bebemos além da conta, sem até mesmo perceber.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/dave_lastovskiy_Ryg_Id_Tavhk_Q_unsplash_f715ce1449.jpg)

Já consigo vislumbrar a maioria das **consultas**, dia 02.01.2023, em meu consultório: _“Dr. Bruno, acho que exagerei durante as festas de fim, e agora?”_ Em primeiro lugar, **acalme-se**, não se **desespere**. Grande parte dos meus pacientes já escutaram uma máxima que utilizo em minhas **consultas**, nesse período: o problema não é o que você come e bebe entre o Natal e o Réveillon, e sim o que você come entre o Réveillon e o Natal do ano seguinte.

**Quer evitar o ganho de peso no fim-do-ano? Fique atento às dicas:**

– **Durma bem!** Por incrível que pareça, a fome ajuda a dimunir a **saciedade**. O **descanso** é fundamental para o bom funcionamento do corpo;
– Como ninguém é de ferro, ao tomar os _drinks_ no fim do ano, opte por **bebidas destiladas** ou aqueles com **adoçante**. Entre um copo e outro não esqueça de tomar **água**;
– Durante o dia, consuma bastante **legumes, verduras e frutas**, de preferência crus. Eles vão fazer o organismo funcionar melhor e trarão saciedade ao seu corpo;
– Faça **exercício físico**! Ao suar o corpo, elimina o excesso de **sódio** e ajuda a desinchar.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/jed_owen_O4w_Sm_Nb6w18_unsplash_0116cd6123.jpg)

Em janeiro, ou o quanto antes, volte para sua **rotina normal**: **dieta** equilibrada, **hidratação** adequada, **exercícios** físicos diários, _checkup_ **endocrinológico** com consulta, exames e tratamentos que já estavam em andamento – ou que podem vir a ser prescritos pelo médico, para dar um gás de disposição no início do ano e fazer você se recuperar melhor e mais rápido dos **exageros** de fim de ano.

Aproveite as reuniões com seus entes queridos e amigos! Lembre-se: o fim de ano não vai atrapalhar o trabalho do ano inteiro. **Feliz Natal e Boas Festas** a todos, especialmente, meus queridos **pacientes** e **familiares**!

![(Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/foto_Dr_Bruno_3feff8d3b0.jpeg)

_* Bruno Babetto, médico pós graduado em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade IPEMED de Ciências Médicas (2018), Graduado em Medicina pela Universidade de Uberaba (2012)._

Últimas

Política