Você acompanhou? A Esplanada dos Ministérios, importante via para quem é servidor do governo federal, estará fechada nesta quinta-feira (25) até a dispersão do público que participará do ato convocado pelos povos indígenas. A interdição foi iniciada desde a meia-noite de hoje.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o bloqueio ocorre nas vias S1 e N1, entre os acessos para as vias L2 Sul e Norte e o 1º Grupamento do Corpo de Bombeiro, que está localizado ao lado do Palácio do Planalto. A ideia é garantir a segurança e organização do ato público previsto durante a manifestação.
Como alternativas viáveis, os motoristas poderão circular pelas avenidas L4 Sul e Norte, além das vias S2 e N2, aquelas que dão acesso aos anexos dos ministérios.
Da mesma forma, os estacionamentos dos principais prédios ministeriais serão fechados durante o manifesto. Contudo, os bolsões criados para que os veículos sejam estacionados e, com isso, desafogar o trânsito na Esplanada, estarão disponíveis. Eles estão localizados nos setores de Autarquia Norte e Sul.
Durante o ato, toda a região da Esplanada dos Ministérios será monitorada por imagens de câmeras, drones e terá informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). A unidade reúne 30 órgãos do GDF e trabalha para garantir a segurança e a tranquilidade no decorrer das manifestações no centro da capital.