A bebida conhecida mundialmente por ser tipicamente brasileira, está cada vez mais em alta. **Em 2022 o setor produtor de cachaça alcançou um recorde no valor de exportação.** Foram US$ 18,47 milhões exportados, o maior valor dos últimos 12 anos e 54,74% maior que as exportações de 2021. A cachaça é exportada para 72 países. Em termos de valor exportado, os principais são os _Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália, França e Paraguai._
De acordo com o levantamento do Comex Stat, o sistema de dados de comércio exterior do governo federal, e compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), traz dados de janeiro a novembro. As boas notícias são resultados da soma de alguns fatores, principalmente o retorno das atividades econômicas após a retração provocada pela covid-19.
_“Acho que isso se deve a um momento de retomada pós-pandemia. Apesar de termos tido um crescimento no ano passado, a volta efetiva dos bares e restaurantes trouxe um otimismo no mercado”_, disse Carlos Lima, diretor executivo do Ibrac.